Etanol ou álcool etílico é um composto de carbono complexo com muitos usos comerciais e industriais. Porém, ultimamente, conforme o clamor por tecnologia verde se torna intenso e alternativas aos combustíveis fósseis estão sendo buscadas, o etanol surgiu como uma alternativa viável, barata e ecológica à gasolina. Um combustível limpo (o que significa que não há emissão de carbono na queima), o etanol é relativamente mais fácil de fazer, tanto comercialmente quanto para uso individual e você não só economiza dinheiro com gasolina cara e poluente, o governo também vai fornecer benefícios fiscais e subvenções para incentivar o maior uso desse combustível. Siga as instruções abaixo, com muito cuidado, e você poderá fazer seu próprio suprimento de etanol para rodar seus veículos!
Passo 1
Compreendendo o processo. A produção de etanol envolve a conversão de milho ou outros cereais com amido, como trigo, soja, cevada, arroz ou sorgo. Como alternativa, você também pode usar frutas, açúcar ou cana-de-açúcar para fazer etanol, pois eles têm uma grande concentração de açúcar que pode ser sintetizado com as enzimas adequadas para se converter em glicose. Outros ingredientes necessários durante o processo são alfa amilase e glucoamilase, que são enzimas, fermento, água, carbono, zeólita e alguma gasolina sem chumbo. O equipamento de que você precisa inclui um moinho de grãos, um destilador, um densímetro, uma tela, um funil e alguns tubos ou canos.
Passo 2
Primeiros passos. Antes de começar a fazer etanol, mesmo que seja para seu próprio uso, você precisará de uma licença do Bureau of Alcohol, Tobacco and Firearms. Com base na produção anual de etanol, a licença pode ser gratuita (menos de 10.000 galões); caso contrário, você precisará pagar as taxas prescritas.
Etapa 3
Moagem do grão. Primeiro, esmague ou moa o grão em um pó grosso usando o moinho de grãos.
Passo 4
Liquefazendo o grão. Adicione água e a alfa amilase para converter o pó em purê, ferva esta mistura em fogo alto por cerca de 30 minutos para matar qualquer bactéria, fungo ou outros micróbios. Passados os 30 minutos, retire a mistura do fogo e acrescente a glicoamilase.
Etapa 5
Fermentação. Adicione o fermento ao purê; esse processo, dependendo do teor de açúcar e da porcentagem de álcool puro de que você precisa, pode levar de algumas horas a um dia inteiro.
Etapa 6
Separação. Usando a destilaria, remova o álcool da mistura de água. A separação dos dois líquidos é possível porque o álcool e a água têm pontos de ebulição diferentes.
Etapa 7
Filtração. Passe o álcool coletado do destilador por um filtro de carbono para remover qualquer resíduo orgânico do álcool.
Secagem. O etanol extraído do processo de filtragem de carbono deve ser seco com Zeolite, que é um composto feito de alumínio e sílica, que tem a capacidade de remover água e dióxido de carbono do etanol. Armazene o etanol desidratado em uma lata durante a noite. Na manhã seguinte, transfira o etanol para outro recipiente usando uma tela.
Etapa 9
Mistura de gasolina. Por último, misture gasolina sem chumbo com o etanol - a combinação certa será cerca de 15% de gasolina e 85% de etanol. Verifique a porcentagem e a força do etanol com a ajuda de um hidrômetro. Pode ser necessário fazer uma rodada final de filtragem, uma vez que qualquer água remanescente no etanol se separará da mistura quando a gasolina for adicionada.
A produção do etanol exige muito trabalho e gastos iniciais em termos de equipamentos e materiais. Também é obrigatório fazer etanol em uma estrutura fora de sua residência, por exemplo, uma garagem individual ou galpão. As licenças serão atribuídas apenas quando essa confirmação estiver em vigor. O combustível E85, que é o que fabricamos com o processo acima, é um combustível de queima limpa, que está disponível comercialmente para uso em veículos Flex Fuel especializados.