O mofo preto é um mofo esverdeado que prospera em condições de umidade. Mesmo que não seja fatalmente tóxico, pode causar pequenas irritações, como espirros ou irritação nasal, pele com coceira ou irritação, olhos lacrimejantes, dor de cabeça e tosse. Em casos extremos, você pode ter um risco aumentado de infecção pulmonar, náuseas, hemorragias nasais, erupções cutâneas ou feridas, perda de apetite e peso, glândulas inchadas, infecções de ouvido e distúrbios respiratórios, como bronquite e asma. Ele libera micotoxinas, pequenas moléculas produzidas pelo metabolismo de fungos que podem ser perigosas para plantas, animais e humanos. Identificar e prevenir o bolor negro é muito melhor do que eliminá-lo. Aqui está como:
O sinal mais comum de mofo preto em casa é o cheiro de mofo. Os bolores podem aparecer como manchas brancas, esverdeadas ou pretas em qualquer parte da sua casa. As principais áreas para o crescimento do mofo preto são locais em sua casa que tiveram um vazamento de água ou uma quantidade elevada de umidade preservada. Também é importante verificar seus porões, espaços de rastreamento, lavanderias, banheiros e cozinhas, porque esses são locais comuns em casa onde bolores pretos são suscetíveis a se desenvolver rapidamente. Esteja atento às áreas danificadas pela água, pois há uma grande probabilidade de sinais de mofo preto.
Locais que abrigam pisos úmidos podem ter moldes nas molduras em que o piso encontra as paredes. É bom olhar com cuidado para as manchas pretas escuras de moldes nas paredes. Moldes pretos podem começar a se infiltrar, infiltrando-se mais na parede de gesso e na área da base. Lembre-se de que até o bolor negro seco é capaz de espalhar esporos que podem se reproduzir em qualquer lugar da casa.
Lembre-se sempre de que os bolores pretos geralmente se desenvolvem em um padrão perfeito e não são desviantes, a menos que atinjam áreas com falta de umidade. Inspecione os moldes pretos para ver se cresce em um padrão circular. Pode parecer gorduroso na parte externa da parede úmida. Além disso, é seco e sujo em locais que já estavam úmidos. Observe que os anéis do molde também são boas indicações de que o molde é preto.
Você pode realmente observar se alguma vez os bolores pretos já começaram a apodrecer sua casa. Irritações na pele, problemas de sinusite, congestionamentos e fadiga entre os membros da sua família podem ser sintomas do problema de mofo preto. Também é um precursor se alguém em sua família parece ter dificuldade em se recuperar de um resfriado ou alergias ou quaisquer doenças crônicas que afetam seu sistema respiratório. Se os fungos negros forem encontrados e eliminados, os sinais de ameaça à saúde de sua família diminuirão. Claro, alguns dos sintomas podem ser de uma variedade de coisas, mas o ponto principal é que isso pode ajudar a torná-lo mais sensível se houver um problema de mofo preto em casa.
É sempre melhor consultar um inspetor residencial licenciado, que pode verificar se você tem mofo em casa. O inspetor residencial pode detectar exatamente um problema de mofo preto ao fazer uma inspeção completa em diferentes áreas da casa, incluindo carpetes, placas de teto e tábuas do assoalho. Procure a ajuda do inspetor para dicas de combate ao bolor negro.
Identificar bolores negros em casa pode lhe dar todos os benefícios de garantir uma boa saúde para os membros da sua casa, bem como tornar-se mais rigoroso no que diz respeito à manutenção adequada da limpeza em sua casa. Diz o ditado que prevenir é sempre melhor do que remediar. Mantenha-se livre dos diversos riscos de irritação e alergia. Uma casa é um lugar seguro, relaxado e feliz. Não deixe que os fungos negros o incomodem.