Uma piscina de água salgada é uma alternativa a uma piscina com cloro. A água salgada produz seu próprio cloro, por isso sua manutenção é mais barata. É basicamente autolimpante e automonitorado, portanto, é conveniente para famílias ocupadas que desejam a conveniência de uma piscina, mas não querem perder muito tempo com sua manutenção. A água salgada também é mais suave na pele do que o cloro. Com uma piscina de água salgada, não haverá um cheiro forte de cloro na área e menos ardor nos olhos, comum em piscinas cloradas. Se por acaso sentir o gosto da água, vai ficar ligeiramente salgada, por isso pode até dar a impressão de estar a nadar na praia, sem a areia!
Se você tem uma piscina de água salgada, veja como limpá-la e mantê-la.
Quando você tiver sua piscina feita, certifique-se de que o empreiteiro da piscina instale um gerador de cloro. Obtenha um sistema de autolimpeza. O sistema pode custar um pouco no início, mas economizará centenas de dólares durante a vida útil da sua piscina. Um gerador de cloro autolimpante faz o trabalho por você! Você não precisa operar o gerador de cloro continuamente para que ele seja eficaz. Algumas horas de cada vez são suficientes, especialmente durante os meses mais frios, quando a piscina não é muito usada. Alguns proprietários de piscina só a ligam quando a piscina vai ser usada e com mais frequência durante os meses quentes de verão.
Verifique os níveis de sal da sua piscina. O gerador de cloro deve ter um painel indicador. Verifique o manual sobre como ler o indicador ou peça ao instalador da piscina para ensiná- lo. Só porque você tem uma piscina com autolimpeza, não significa que você não fará nada! A manutenção da piscina requer um pouco de trabalho. Use tiras de ph disponíveis em lojas de suprimentos para piscinas para verificar a alcalinidade ou os níveis de ph de sua água. Os níveis de ph afetam o consumo de sal.
Use uma rede para retirar a sujeira flutuante visível da superfície da piscina. O cabo comprido irá ajudá-lo a chegar ao centro da piscina sem ter que se inclinar. Sujeira comum encontrada flutuando na superfície de sua piscina são folhas e insetos mortos.
Use o aspirador de pó para limpar o fundo da piscina. Um aspirador de piscina é conectado a um compartimento embutido na piscina que cria uma sucção para retirar a sujeira do fundo da piscina. Alguns detritos finos podem se depositar no fundo da piscina. Certifique-se de executar o aspirador de pó em toda a extensão da piscina. Você verá uma diferença entre as áreas que limpou e as que não limpou.
Drene a piscina uma vez por ano. Quando estiver vazio, esfregue bem os ladrilhos. Use ácido muriático para limpar a argamassa e desinfetar a piscina. Algum sedimento de sal ou cálcio pode ser deixado nas paredes superficiais devido ao soro fisiológico na água. Basta escovar e enxaguar bem. Encha a sua piscina com água limpa e não a deixe vazia por muito tempo ou a superfície pode rachar.
Ter uma piscina é muito divertido. Cuide bem dele e você poderá nadar nele por muitos anos!