O linóleo é um material barato, mas resistente, o que o torna uma opção comum para as necessidades de pisos. Também é fácil de manter e limpar. Mesmo se você estiver mantendo um local comercial com tráfego intenso de pedestres, a limpeza do piso de linóleo não é um grande problema. Veja como você pode fazer isso.
Prepare seus materiais. Você vai precisar de um balde, esfregão, esfoliante e sabão neutro. Os limpadores de piso comerciais têm componentes fortes e abrasivos que podem danificar o linóleo, portanto use um sabão neutro ao limpar o piso. Um detergente de louça ou sabão empó regular vai funcionar bem.
Encha seu balde com água. Para começar, encha o balde com água morna. A quantidade de água que você coloca depende do tamanho da área a ser limpa e da sujeira do piso. Mas geralmente meio balde de água é o suficiente. Se, no entanto, o piso parecer muito trabalhoso, você pode reabastecer o balde periodicamente com água limpa. Melhor ainda, tenha um segundo balde de água pronto.
Misture o sabão com água. Você pode diluir o sabonete separadamente com um pouco de água e despejar no balde. Ou você pode derramar o sabão diretamente no balde. Mas, seja qual for a sua escolha, certifique-se de que o sabão esteja bem misturado com água.
Comece a esfregar. Comece mergulhando o esfregão no balde, certificando-se de torcer o excesso de líquido. Lembre-se de que você deseja que o esfregão esteja úmido, não muito molhado. Se o esfregão estiver molhado, a água pode se acumular e causar acidentes. Em seguida, esfregue o piso de linóleo em um movimento de vaivém. Aplique um pouco de força, especialmente nas áreas que precisam de mais limpeza. Para facilitar a limpeza, passe o esfregão em apenas uma direção.
Remova as manchas. A sujeira do linóleo é facilmente removida com o esfregão. Mas se houver manchas e marcas persistentes no chão, você pode removê-las esfregando com sabão neutro. Usando uma escova de náilon, esfregue para frente e para trás, certificando-se de remover completamente a mancha ou o acúmulo de sujeira. Em seguida, enxágue a área com um pano úmido.
Seque o piso de linóleo. Seque o piso de linóleo após limpar e remover a mancha. Faça isso passando um esfregão seco em todo o chão. Certifique-se de secar todas as áreas, pois o piso úmido pode causar escorregões e acidentes.
Encere o piso de linóleo. A cera é aplicada para proteger o piso e manter o acabamento brilhante. Você pode aplicar cera pelo menos uma vez por semana. Isso deve ser suficiente para manter o acabamento brilhante e tornar a limpeza subsequente muito mais fácil. Passe a cera com um pano limpo e, se necessário, aplique cera em até duas camadas.
No lugar do sabão, você também pode usar vinagre branco na limpeza de pisos de linóleo. Por ter apenas 5% de acidez, o vinagre branco não tem efeitos prejudiciais para o linóleo, ao contrário dos limpadores de chão comerciais. Também é um agente de limpeza natural, relativamente seguro e mais barato. Use vinagre branco como se fosse um sabão comum. Misture meia xícara de vinagre branco com um galão de água. Mergulhe o esfregão na mistura de vinagre branco e comece a limpar o chão. O vinagre branco também pode remover manchas de linóleo de maneira eficaz.