A água sanitária é usada pela casa como agente de limpeza há anos. As pessoas o colocam na lavanderia, usando-o para desinfetar e limpar todo tipo de superfície. Em tempos mais recentes, o uso de alvejante tornou-se ainda mais fácil com o cloro (alvejante) sendo usado como parte de produtos de limpeza de vasos sanitários, banheiras, chuveiros, multiuso, banheiros e produtos de limpeza de cozinha. Mas, na realidade, é um produto perigoso que não deve ser usado.
Passo 1
Problemas de saúde. Existem vários problemas de saúde diferentes que podem ser associados a alvejantes ou produtos de limpeza domésticos que contêm alvejantes. Isso inclui problemas respiratórios, queimaduras na pele e danos ao sistema nervoso. Em muitos casos, o uso de alvejantes e produtos de limpeza com cloro irrita os problemas que as pessoas têm, incluindo alergias e asma. Estes são causados como resultado direto do próprio produto e podem ser potencialmente graves.
Passo 2
Potenciais reações químicas. Muitas vezes, os problemas de saúde física diretos não são causados pelo produto em si, mas sim pelos resultados de reações químicas. Com o alvejante, existem muitas reações diferentes que podem causar muitas situações perigosas.
O cloro se mistura facilmente com a amônia e a urina que contém amônia. Isso pode acontecer ao misturar produtos de limpeza (propositalmente ou por acidente) e até mesmo ao limpar o banheiro. O resultado é um gás tóxico que pode e às vezes faz com que os pulmões parem de funcionar. Normalmente, os vapores são perceptíveis, mas às vezes as pessoas nem percebem que estão respirando um gás potencialmente fatal.
A mistura de cloro com sabão em pó produz gás mostarda, o mesmo gás usado para matar muitas pessoas durante a Primeira Guerra Mundial. Muitas pessoas misturam cloro com sabão em pó enquanto limpam a cozinha (propositalmente ou acidentalmente).
O cloro também se mistura com a matéria orgânica, criando clorofórmio. Esta é uma toxina e um conhecido cancerígeno. Isso acontece em casa ao limpar a cozinha, o banheiro, lavar a roupa e limpar comida, sangue ou outras bagunças orgânicas. Isso é perigoso para os habitantes da casa. No entanto, o cloro também se mistura com compostos orgânicos no meio ambiente, acumulando essas toxinas em todo o planeta.
Etapa 3
Toxinas. Embora o cloro não seja tóxico para o corpo, as reações químicas que freqüentemente acontecem com o cloro produzem uma série de elementos muito tóxicos. A maioria deles é conhecida como cancerígena, acumula-se no corpo à medida que é exposta a eles e entra na cadeia alimentar através da água. Fazer sua parte pode não parecer que vai ajudar, mas cada pequena parte pode ajudar a torná-la mais segura para sua família, começando em casa.
Passo 4
Acidentes. Há um grande número de acidentes que acontecem com produtos de limpeza doméstica. Em 1997, houve 2.17989 ligações para o controle de intoxicações em acidentes de limpeza doméstica. Destes, 54.453 estavam diretamente relacionados com água sanitária e 7570 eram de produtos de limpeza domésticos que contêm água sanitária. Isso significa que 28% dos acidentes domésticos envolvendo limpadores foram causados apenas por água sanitária. Ser ecológico pode ajudar a prevenir acidentes com produtos de limpeza domésticos e alvejantes em sua casa.
Etapa 5
Animais de estimação. Os animais de estimação são particularmente afetados pelos vapores de produtos de limpeza à base de alvejante e cloro. Eles respiram menos ar e podem morrer com o pulmão cheio de ar químico. Os pássaros, em particular, são suscetíveis aos perigos da água sanitária.
O ambiente. Se os perigos pessoais, perigos para a sua família e animais de estimação não forem suficientes, então também há os perigos ambientais a serem considerados. As toxinas produzidas como resultado do uso de alvejantes se acumulam no meio ambiente, causam perigos ao abastecimento de água, matam peixes, prejudicam animais e voltam às pessoas por meio da cadeia alimentar.
Bleach é perigoso. É tão simples quanto isso. Usar produtos de limpeza domésticos sem ele às vezes significa usar um pouco mais de "graxa de cotovelo", mas a longo prazo vale a pena. Existem também opções seguras que matam germes, mofo, bolor e ajudam a combater manchas (o peróxido de hidrogênio é uma delas).
Se isso não convencê-lo, talvez o seguinte: as mulheres que ficam em casa têm 54% mais chances de ter câncer do que as mulheres que trabalham fora. Acredita-se que isso seja porque eles estão mais expostos a produtos químicos liberados por produtos de limpeza doméstica, incluindo itens perigosos como alvejantes. Agora é a hora de ser ecológico para segurança, saúde e um futuro melhor.