Parte da preparação de um gato com cabelo comprido é aparar o cabelo. Alguns proprietários de gatos de cabelo comprido cortam o cabelo por causa da bagunça emaranhada em que se transformou. Outros aparam o cabelo para refrescar seus gatos. Menor queda também é observada em gatos de pêlo comprido com pêlo curto.
Para aparar com segurança o cabelo comprido do seu gato, aqui está o que você precisa fazer.
Prepare suas ferramentas de tratamento. Você precisará de uma tesoura afiada e um aparador que pode ser usado em pelos de gato. Os aparadores são vendidos em lojas de animais e online. Um pente para gatos de cabelo comprido deve estar disponível. Certifique-se de ter uma toalha grande o suficiente para o gato ficar de pé ou deitar. Coloque a toalha na mesa ou onde você planeja escovar seu gato.
Corte o cabelo comprido com uma tesoura. Antes de começar a usar o aparador, use a tesoura primeiro. A tesoura é usada para aparar cabelos longos encontrados em áreas onde o aparador não consegue chegar perto o suficiente. Comece aparando o pelo emaranhado. Os aparadores nunca devem ser usados em pele emaranhada. Segure bem perto da abertura de suas orelhas. Verifique a área atrás do ânus do seu gato. Apare essa área com a tesoura para mantê-la limpa e arrumada. Se o seu gato é uma fêmea e está esperando gatinhos em breve, você também deve aparar ao redor dos mamilos e da vulva. Isso ajudará a diminuir as chances de infecção durante o parto e os gatinhos terão acesso mais fácil à comida.
Use o aparador. Depois de usar a tesoura em pelos e outros pelos que não podem ser aparados com um aparador, mude para o aparador. Comece na nuca até a base da cauda. Certifique-se de cortar apenas um pouco de cada vez. Caso contrário, você pode cortar um pedaço de cabelo que não tinha planos de cortar. Pior ainda, você pode inadvertidamente cortar sua pele.
Penteie o cabelo dele. De vez em quando, penteie o cabelo do seu gato para verificar seu progresso. Normalmente, o cabelo da cabeça é mantido comprido. Se você acha que precisa ser aparado, corte apenas os pelos mais longos. Evite cortar o cabelo do rosto do seu gato.
Dicas:
Cuidar e aparar deve começar enquanto seu gato ainda é um gatinho. Dessa forma, ele se acostumará com a atenção invasiva. É mais difícil iniciar todo o processo de preparação quando o gato já é adulto.
Ao aparar um gatinho pela primeira vez, ligue o aparador e observe a reação do seu gatinho. Se ele finalmente se acalmar e deixar você fazer seu trabalho, isso é um bom sinal. Caso contrário, se ele não aguentar o barulho alto, você terá que tranquilizar seu gatinho ou ir a um profissional. O seu veterinário pode dar-lhe algo para acalmar o seu gatinho ou o seu gato adulto.
Peça a um profissional para aparar seu gato, se você não conseguir fazê-lo ficar quieto. Aparar o cabelo do seu gato pode não estar em seu conjunto de habilidades. Em vez de machucar o gato ou se arranhar, é melhor deixar um tratador profissional fazer o trabalho.
Cuidar e aparar seu gato é um trabalho ingrato. No entanto, você sabe que isso precisa ser feito. Ao aparar o seu gato, tenha sempre em mente a segurança dele e a sua. Use as ferramentas adequadas para aparar seu gato. Se você não conseguir fazer o trabalho, leve seu gato a um tratador profissional.