Os gatos são muito higiênicos por si próprios, não sendo necessário banhá-los com regularidade, caso não fiquem em casa. No entanto, os parasitas ainda encontram maneiras de infectá-los e você precisa ser capaz de identificá-los e descobrir como se livrar deles.
Parasitas são organismos que se desenvolvem em outro organismo e se alimentam do sangue do hospedeiro e de outros nutrientes corporais. Esses parasitas são externos, que vivem na pele para sugar o sangue, ou internos, e vivem dentro dos órgãos, absorvendo os nutrientes que deveriam ser usados pelo corpo. A maioria dos parasitas internos são encontrados nos intestinos.
Para descobrir se seus animais de estimação felinos são hospedeiros de parasitas externos ou internos, leve o seguinte em consideração:
Observe o ambiente dos gatos. Se os seus gatos ficam ao ar livre na maioria das vezes e podem se misturar com animais errantes, há uma maior possibilidade de que eles já estejam infectados com parasitas externos e internos. Se o ambiente for mais controlado, como dentro de casa e apenas uma caixa de areia para gatos, então há uma chance menos provável de ter parasitas, a menos que eles tenham acesso aos seus sapatos sujos ou à lixeira, e você tenha o chão acarpetado. Além disso, você estará mais preocupado com sua saúde do que certamente banharia seus gatos regularmente se eles compartilhassem sua cama.
Observe o comportamento de seus gatos. A maioria dos gatos com parasitas externos coceira na pele, por isso coçam muito as orelhas e o corpo. Eles também balançam a cabeça com mais frequência, mesmo sem que nada os toque (a maioria dos gatos reage quando recebem tapinhas na cabeça). Quando você vir esses comportamentos, é hora de examiná-los mais de perto.
Dê uma olhada em sua pele. A pele escamosa pode indicar a presença de insetos, como pulgas. Os carrapatos ficam no mesmo lugar depois de fixados na pele do gato, de modo que você os verá facilmente. Se eles tiverem parasitas por mais tempo, é mais provável que seus pelos também caiam.
Também dê uma olhada em seu pelo, especialmente em torno de sua parte inferior. Parasitas internos como lombrigas e tênias põem ovos nos intestinos e quando os gatos fazem cocô, alguns dos ovos são visíveis a olho nu. Eles podem grudar na pele da bunda do gato. Os ovos geralmente aparecem como grânulos brancos com formas e tamanhos semelhantes.
Comece o tratamento imediatamente. Depois de ver os sinais de infecção do parasita existente, a primeira coisa a fazer é limpar os gatos e limpar a casa. Para insetos na pele e no pelo do gato, retire-os com uma pinça e coloque-os em uma tigela com gás ou álcool para evitar que voem e encontrem um novo lugar. Para a infecção do parasita interno, dê banho nos gatos e lave todas as coisas com as quais eles entrarem em contato, como a capa do sofá, os tapetes e as roupas de cama. Depois de limpar os gatos e sua casa, leve-os ao veterinário para tratamento. Você também pode fazer os tratamentos em casa, mas sempre procure a orientação de um especialista, e sempre siga as instruções dos produtos de tratamento.
A última dica é manter um ambiente limpo. Uma vez feito o tratamento, você ainda pode precisar de tratamentos regulares, especialmente para parasitas internos, mas um ambiente muito limpo proporcionará a você e aos seus amigos felinos um lugar mais tranquilo e seguro para viver.