Embora seja geralmente preferível ter uma ferradura profissional em seu cavalo, podem surgir situações em que você mesmo tenha que remover a ferradura. Por exemplo, enquanto cavalga, a ferradura do seu cavalo pode se soltar ou até mesmo ficar parcialmente retorcida, expondo o cavalo a possíveis ferimentos. Para tais situações de emergência, saber como remover uma ferradura na ausência de um ferrador disponível é uma habilidade que todo proprietário de cavalo e cavaleiro deve ter.
- Segurança primeiro! Um bom par de luvas de couro protegerá suas mãos de ferimentos.
- Fique de costas para a cabeça do cavalo. Isso o colocará no ângulo mais confortável para você e para o cavalo. Pegue o casco e coloque-o entre as pernas, logo acima do joelho. Se você possui rachaduras, use-as. Assim como as luvas de couro, as polainas oferecem melhor proteção.
- Remova os grampos usando pinças para cortá-los ou, melhor ainda, uma lima para lixá-los. Lembre-se de usar apenas o lado mais liso do raspador na parede do casco.
- Afrouxe o sapato segurando-o com um puxão, ou pinças, e puxando com cuidado para o lado oposto do casco. Repita do outro lado da ferradura. Isso vai afrouxar todas as unhas do sapato.
- Quando o sapato estiver solto, bata no sapato de volta para baixo. Os pregos agora expostos serão mais fáceis de agarrar com o pull-off.
- Remova cada prego com o pull-off. Pinças de unha também fazem o trabalho e as pontas menores podem ser mais suaves em um casco ferido.
- Uma vez que todas as unhas foram removidas, levante suavemente o sapato, começando pelo calcanhar e dobrando em direção à ponta do pé.
- Ao remover uma ferradura, sempre tenha cuidado, especialmente se o casco estiver inflamado ou dolorido. Muita pressão ou movimentos repentinos podem fazer o cavalo chutar ou puxar o casco inesperadamente.
- Se não houver ferimentos graves no casco, use a lima para limar um pouco a borda do casco, especialmente em direção ao dedo do pé. Isso impedirá que o cavalo se corte com uma ponta irregular (ou você, se precisar pegar o casco novamente).
- Se o casco estiver ferido ou inflamado, use uma bota de casco ou chinelo para ajudar a proteger e acolchoar o casco.
- Agende uma consulta com seu ferrador para que o casco do cavalo seja examinado o mais rápido possível.