Uma raça única de gato, diz-se que o gato Chartreux viveu há séculos com os monges cartuxos na França. Embora sua história seja relativamente desconhecida, acredita-se que o nome da raça se origine de suas qualidades de pele. Chartreux é uma espécie de lã fabricada na Espanha durante o século XVIII. O pelo de um gato Chartreux foi descrito como tendo uma textura lanosa. Esta raça de gatos também possui outras qualidades únicas. Veja como identificar um gato Chartreux:
Temperamento - Um gato Chartreux adora brincar e é bastante ativo. Não conhecidos como gatos de colo, eles gostam de seguir você de sala em sala. Esses gatos também gostam de assistir televisão ou telas de computador. Muitos proprietários de Chartreux descrevem curtos períodos de brincadeira enérgica entre as sonecas.
Cor do pelo - esta é uma das maneiras mais fáceis de identificar um gato Chartreux. Um verdadeiro Chartreux vem em apenas uma cor, um cinza azulado. As cores da pelagem, no entanto, variam do mais claro ao mais escuro. Ainda assim, se não for um cinza azulado, então não é um gato Chartreux.
Características faciais - quando você examina o rosto como um todo, pode notar que o gato parece estar sorrindo o tempo todo. Isso se deve à estrutura facial geral e ao posicionamento das características faciais do gato. A raça Chartreux tem uma cabeça arredondada e focinho bastante estreito, com orelhas pontiagudas que ficam no alto da cabeça.
Olhos - os olhos do gato Chartreux são arredondados, com cantos que se curvam ligeiramente para cima. Isso aumenta a aparência "sorridente" do rosto de um gato Chartreux. A maioria dos gatos desta raça tem olhos dourados ou acobreados.
Pelagem - A pelagem dupla muito grossa e o pêlo longo do gato Chartreux conferem-lhe uma aparência fofa. Sua pele requer penteados frequentes. Você também pode cuidar do seu gato Chartreux passando os dedos pelo pelo em vez de usar um pente ou escova. Este casaco foi descrito como "lanoso" e é diferente do pêlo de qualquer outra raça de gato. Além da cor, a textura do pelo é uma das maneiras mais fáceis de identificar um gato Chartreux.
Forma corporal - os gatos Chartreux são conhecidos por terem um corpo grande e pernas curtas e bastante finas. Às vezes, suas pernas parecem muito finas para suportar o peso do corpo.
Acredita-se que tenha se originado na França, o gato Chartreux foi documentado já no século XVI. Ainda assim, pouco se sabe sobre a história da raça, incluindo a origem exata do nome, apesar das especulações. Após a Segunda Guerra Mundial, restaram muito poucos gatos Chartreux e, na verdade, a raça estava em perigo de extinção. Como resultado, alguns criadores introduziram gatos persas e britânicos de pêlo curto na linha na tentativa de dar continuidade à raça Chartreux. Hoje, alguns gatos Chartreux têm alguma ancestralidade persa ou britânica de pêlo curto, enquanto outros foram criados a partir de gatos Chartreux que mais tarde foram coletados no interior da França e, portanto, têm uma linhagem pura de Chartreux.