Os conflitos entre cobras e humanos estão se tornando mais frequentes, especialmente quando as pessoas continuam a invadir o habitat natural das cobras. As cobras costumam se mudar para a casa de uma pessoa se ela for um bom lugar para caçar e viver. Embora existam muitas armadilhas para cobras disponíveis comercialmente, também é possível construir uma por conta própria.
Armadilha de cobra em funil
Abaixo estão algumas dicas sobre como fazer uma armadilha para cobras em funil.
Pegue os suprimentos. Você precisará dos seguintes suprimentos para fazer a armadilha: tecido de hardware e anéis de gaiola. Você pode obter tecidos para ferragens em qualquer loja de ferragens. Uma malha de um quarto de polegada de grau padrão será suficiente. Você precisará de três peças do pano de hardware. Uma peça deve medir 4x4 metros enquanto as outras duas devem medir 1x4 metros.
Cubra o pano de hardware. Para tornar a armadilha mais durável, você pode revestir o tecido de hardware com epóxi de duas partes. O revestimento também protegerá as cobras capturadas de serem machucadas contra as arestas afiadas do tecido de hardware.
Forme um cilindro. Comece fazendo a armadilha formando um cilindro com o uso do pano de hardware 4x4 metros. Conecte as bordas e os anéis da gaiola. Pegue uma peça de 1x4 metros e cubra uma das extremidades do cilindro com ela. Use anéis de gaiola suficientes para prender a tampa ao cilindro e selar todas as aberturas que podem ser grandes o suficiente para uma cobra escapar.
Faça um funil. Pegue o último pano de hardware e molde-o em um funil. A grande abertura do funil deve ser ligeiramente mais larga do que a abertura do cilindro. Coloque este funil no cilindro o mais firmemente possível, inserindo primeiro a extremidade menor.
Prepare a armadilha. Coloque a armadilha perto de qualquer lugar ou ao longo da parede onde as cobras provavelmente rastejam. Embora não seja necessário, você pode colocar iscas vivas na armadilha para capturar certas cobras. Certifique-se de verificar a armadilha todos os dias para ver se pegou alguma cobra. Lembre-se de que também é possível que outros animais, como sapos, tartarugas ou esquilos, fiquem presos lá dentro.
Identifique a cobra. Depois de capturar uma cobra, é importante identificar imediatamente se ela é venenosa ou não. A identificação de uma espécie de cobra depende de seu comprimento, formato do corpo, cor e padrão, para citar algumas características. Por exemplo, certas víboras, como algumas espécies de cascavel, têm faixas. Isso significa que existem áreas de cores distintas que tendem a percorrer o corpo e se distribuem por todo o comprimento da cobra. Para remover a cobra da armadilha, cubra a abertura da armadilha com um saco. Se a cobra for venenosa, use um balde ou qualquer outro recipiente rígido. Vire a armadilha de cabeça para baixo para permitir que o funil e a cobra caiam no balde ou bolsa. Após a retirada da cobra da armadilha, amarre imediatamente o saco ou feche o balde.
Você deve ter muito cuidado ao descartar cobras. Verifique com as autoridades da sua área se há uma lei sobre como se livrar das cobras capturadas. Algumas áreas não permitem realocar a cobra capturada, portanto, verifique primeiro com as autoridades locais. Como sempre, a segurança é sua prioridade número um. Caso você capture uma cobra, é melhor chamar um especialista para ajudá-lo a eliminá-la.