Os rottweilers foram originalmente criados na Alemanha como cães de pastoreio e de tração, puxando carrinhos de carne para o mercado. Foi assim que eles ganharam seu nome, o cachorro do açougueiro. É uma raça de cão de trabalho resistente, inteligente e poderosa que comanda tanto de seu dono quanto seu dono exige dele.
Os rottweilers continuam a servir a humanidade hoje em várias funções, como animais de companhia, cães de guarda e, sim, muitos ainda trabalham com gado e puxam carroças. Devido à sua natureza altamente treinável e resistência superior, esses cães também assumiram papéis menos tradicionais como cães de busca e resgate, cães de assistência para deficientes e no trabalho policial.
Tarefa difícil
Escolher um filhote Rottweilier pode ser uma tarefa difícil, mas não precisa ser complicada se você entender quais são suas necessidades e saber quais características você está procurando.
Se é um cão de trabalho que você procura, preste muita atenção à constituição física do cão. Um rottweiler bem criado deve ter um crânio largo, o nariz largo e a mordida uniforme. Seu dorso deve ser reto e musculoso, mesmo sob as rugas dos filhotes, os lombos são curtos e fortes e o peito é amplo, largo e profundo. As pernas dianteiras devem ser equilibradas e colocadas sob o peito, mas bem separadas. A inclinação da omoplata deve ter um ângulo de aproximadamente 45 graus em relação ao solo. A cauda já deve estar cortada quando o criador começa a mostrá-la aos compradores em potencial.
Hesitação natural
O temperamento de um rottweiler deve ser uniforme, mas confidente. Os cães que ficam pendurados para trás têm mais tendência a se tornarem medrosos e agressivos, assim como os cães que são excessivamente exuberantes. O cão deve mostrar uma hesitação natural em relação a estranhos, mas não deve se tornar agressivo a menos que seja provocado.
A inteligência de um rottweiler mostra-se pelos olhos. Se um filhote parecer vago ou distante, o comprador deve ficar atento. O filhote pode não ter sido bem criado ou pode estar sofrendo de uma doença parasitária.
Rottweilers são especialmente propensos a contrair o parvovírus canino e raramente se recuperam da doença. Antes de escolher um filhote, certifique-se de que ele possui a documentação de receber vacinas, e esteja preparado para continuar com elas, às vezes em um cronograma mais rigoroso do que outras raças de cães por este motivo.
O Rottweiler é um cão de família altamente versátil, energético e completo que trará anos de companhia à sua família. O Rottweiler é uma raça nobre, autoconfiante, estável e destemida.