Com a crescente popularidade de combustíveis alternativos ambientalmente seguros, as pessoas estão começando a mostrar cada vez mais interesse em fazer biodiesel em suas casas. Uma das muitas fontes de biodiesel é o óleo de soja. O biodiesel de soja pode ser usado em diferentes motores a diesel com pequenas ou nenhuma modificação.
Tomando precauções de segurança
Ao fazer o biodiesel de soja, é importante lembrar que você usará substâncias perigosas. Portanto, é imprescindível tomar precauções de segurança. Além disso, se feito incorretamente, o biodiesel caseiro pode fazer mais mal do que bem ao seu motor. É aconselhável fazer lotes de um litro no início. Você pode mover para grandes lotes depois de aperfeiçoar o processo.
Prepare os ingredientes e suprimentos. Ao fazer seu próprio biodiesel de soja, você precisará de um litro de óleo de soja não utilizado, hidróxido de potássio e 200 ml de álcool metílico 99% puro. Você também precisará de um liquidificador, balança, provetas, um recipiente de plástico de polietileno de alta densidade (HDPE) no. 2, dois funis, três garrafas de polietileno tereftalato (PET) de 2 litros, um pouco de fita adesiva e um termômetro. Você pode adquirir todos os seus suprimentos químicos e plásticos da maioria das empresas de suprimentos químicos. Lave todo o seu equipamento com água morna e sabão e enxágue muito bem. Seque tudo antes de iniciar as próximas etapas.
Use equipamento de proteção e certifique-se de observar as precauções de segurança. Sempre use luvas à prova de produtos químicos, avental e óculos de proteção. Use camisas de mangas compridas e calças compridas. Certifique-se de trabalhar em um local bem ventilado para evitar a inalação de vapores. Os produtos químicos que você usará podem causar cegueira, queimaduras graves e até a morte. Trabalhe em uma área com água corrente acessível e mantenha uma garrafa de vinagre por perto. O vinagre será útil para neutralizar o hidróxido ou metóxido de potássio se entrar em contato com a pele.
Faça o metóxido. Despeje rapidamente 200 ml de álcool metílico no recipiente de HDPE usando um dos funis. Adicione o hidróxido de potássio usando o outro funil. Coloque a tampa do recipiente e certifique-se de que está bem aparafusada. Agite bem o conteúdo até que o hidróxido de potássio esteja completamente dissolvido.
Misture o metóxido e o óleo de soja. Pré-aqueça o óleo de soja a 55 graus C (130 graus F) e despeje em um bom liquidificador. Adicione cuidadosamente o metóxido. Tampe o liquidificador e certifique-se de que a tampa esteja bem fechada antes de ligar o liquidificador para a velocidade mais baixa. Bata a mistura por trinta minutos. Despeje a mistura em uma das garrafas PET e deixe repousar por pelo menos um dia.
Transfira o biodiesel para outro recipiente para armazenamento. Após cerca de vinte e quatro horas, você notará que sua mistura se separará em duas camadas distintas. O líquido de cor mais escura é a glicerina, enquanto o mais claro é o biodiesel. Despeje lentamente o biodiesel em outra garrafa PET. Se alguma glicerina se misturar ao biodiesel, você terá que deixar a mistura se restabelecer e tentar decantá-la novamente.
Lave o biodiesel. Retire as duas garrafas PET restantes e perfure o canto inferior de cada uma com um alfinete grande, deixando um orifício de 2 mm. Cubra com fita adesiva. Transfira o biodiesel para uma das garrafas PET e adicione meio litro de água. Enrosque bem a tampa do frasco e coloque-o de lado sobre uma superfície plana. Role a garrafa até obter uma mistura homogênea de biodiesel e água. Deixe a mistura repousar por cerca de três horas. Assim que a água se separar do biodiesel, remova-o descobrindo o buraco. Bloqueie o buraco quando toda a água tiver sido drenada. Transfira o conteúdo restante para a outra garrafa PET e lave novamente. Lave o biodiesel pelo menos quatro vezes, alternando entre as duas garrafas PET. Limpe as garrafas antes de usá-las novamente.
Deixe o biodiesel secar. Coloque seu biodiesel caseiro em um recipiente limpo sem tampa e deixe todo o restante da água evaporar. A secagem do biodiesel em um recipiente aberto pode levar alguns dias. Você saberá que está pronto para uso quando parecer claro ou translúcido.
Com apenas alguns passos simples, você pode colocar seu motor diesel funcionando com a potência do óleo de soja barato. Usar o biodiesel de soja não é bom apenas para o meio ambiente, mas também para o motor.