Os gatos são conhecidos por sua pele macia, mas sua pele pode resultar em bolas de pelo. Os gatos se limpam usando a língua e, como resultado, ingerem o cabelo morto e solto. A maior parte disso passa pelo trato digestivo, mas às vezes pode irritar a mucosa do estômago e o gato regurgitará essa massa de pelos. Invariavelmente, essa bola de pelo será deixada em seu tapete ou em algum outro local visível. Embora não haja cura para bolas de pelo, existem algumas coisas que você pode fazer para minimizá-las.
Veja como lidar com bolas de cabelo:
Cuide do seu gato. Ao escovar o gato com frequência, você remove os pelos mortos. Após a escovação, limpe seu gato com um pano úmido, removendo todos os pêlos soltos remanescentes. Isso significa que seu gato engolirá menos pêlo enquanto se cuida. Quando um gato se cuida, o pelo solto fica preso em sua língua, deixando o gato incapaz de cuspi-lo de volta. Quando ingerido, o cabelo passa pelo trato gastrointestinal ou regurgita como uma bola de pelo. Reduzir a quantidade de pelos que seu gato engole reduzirá a ocorrência de bolas de pelo.
Use um produto de bola de cabelo. Existem produtos disponíveis feitos especificamente para reduzir o número de bolas de pelo. Eles são projetados para serem saborosos aos gatos e podem ser alimentados na forma de pasta ou esfregados nas patas, onde eles os lamberão. Eles lubrificam o trato digestivo para ajudar o cabelo a passar sem causar uma bola de pelo.
Dê comida ou guloseimas para bolas de pelo. Alguns tipos de guloseimas ou alimentos para gatos são feitos para gatos que têm bolas de pêlo frequentes. Alguns, por exemplo, contêm óleo mineral para quebrar as bolas de pelo. Outros são ricos em fibras. Peça recomendações ao seu veterinário se você planeja mudar para um alimento com remédio para bolas de pelo. Se você planeja lidar com bolas de pelo trocando a comida do seu gato, a mudança deve ser feita lentamente para permitir que ele se acostume com a nova comida.
Discuta o problema com seu veterinário. Se o seu gato vomitar por um dia sem trazer uma bola de pelo, ou não estiver disposto a comer porque uma bola de pelo bloqueou o trato gastrointestinal, leve-o ao veterinário o mais rápido possível, pois a bola de pelo pode ser muito grande, exigindo um procedimento para remover essa bola de pelo. Também é importante visitar o veterinário se o seu gato tiver bolas de pelo crônicas que acontecem mais de uma vez por semana. Se outros remédios não reduziram as bolas de pelo a uma frequência de menos de uma por semana, discuta as possíveis causas com seu veterinário.
Todos os gatos são suscetíveis a bolas de pelo, não apenas aqueles com cabelo comprido. Se você tem um gato, terá que lidar com bolas de pelo em algum momento. Os gatos geralmente regurgitam uma bola de pelo algumas vezes por mês. É importante lembrar que bolas de pelo são normais, mas se seu gato parece pegá-las com muita frequência, você deve procurar maneiras de reduzir o número de bolas de pelo.