Os bigodes dos gatos são muito importantes para eles. Por exemplo, bigodes podem sentir o perigo e dizer a um gato que ele é grande demais para caber em um espaço. Os gatos dependem de seus bigodes para muitas de suas informações sensoriais. Se os bigodes do seu gato estiverem danificados, tome algumas medidas para protegê-lo enquanto eles crescem novamente. Veja como tratar danos nos bigodes em gatos:
- Não apare os bigodes. Mesmo que eles tenham pontas chamuscadas ou quebradas, não apare os bigodes do seu gato para ele. Eles precisam voltar a crescer naturalmente, mesmo que pareçam um pouco ásperos como parecem. Apare seu pelo em torno dos bigodes, se for necessário devido a danos na área, mas deixe seus bigodes em paz.
- Mantenha seu gato dentro de casa. Os bigodes dos gatos dizem se eles podem passar por um espaço, e se você deixar seu gato sair com bigodes danificados, ele pode ficar preso em algum lugar e não conseguir voltar para casa. Mantenha seu gato dentro de casa para sua própria segurança até que seus bigodes cresçam novamente.
- Mantenha o seu gato longe das chamas. As chamas abertas podem queimar os bigodes do seu gato se ele chegar perto delas. Se o seu gato gosta de investigar suas velas, mantenha-o fora da sala se quiser acendê-las. Se o seu gato chegar muito perto do fogão, tente colocar panos de limpeza borrifados com dissuasor para animais de estimação no balcão para evitar que ele pule perto do fogão ou mantenha-o fora da sala quando o fogão estiver ligado.
- Proteja seu gato do que danificou seus bigodes. Descubra como os bigodes do seu gato foram danificados e proteja-o dessa ação. Se as crianças estão brincando muito bruscamente ou puxando os bigodes, ensine-as a brincar bem com seu gato ou simplesmente mantenha-o longe das crianças. Se os bigodes do seu gato foram danificados em uma briga com outro animal, você pode querer mantê-lo dentro de casa, mesmo depois que seus bigodes crescerem novamente.
- Deixe a mobília onde está. Até que os bigodes do seu gato cresçam novamente, evite reorganizar os móveis da sua casa ou levá-lo para novos lugares. Mantenha o ambiente de sua casa o mais constante possível para que ele não tenha que navegar por obstáculos desconhecidos sem o uso de seus bigodes.
Os bigodes voltam a crescer, assim como o cabelo, mas vai demorar um pouco. Até que os bigodes do seu gato recuperem o comprimento anterior, ele ainda corre o risco de ficar preso em alguns lugares e pode ficar visivelmente chateado com a perda de informações sensoriais. Não há muito que você possa fazer no que diz respeito a tratar danos nos bigodes em gatos, a não ser prevenir danos futuros e tornar sua vida doméstica o mais constante possível até que eles voltem a crescer.