Se você é novo no cuidado de peixes de água salgada, considere não comprar mais anêmonas do mar para o seu peixe-palhaço.
Você simplesmente não amou o filme "Procurando Nemo"? Bem, talvez você esteja pronto para cuidar do seu pequeno e adorável Nemo! Aqui estão algumas orientações úteis para cuidar de peixes-palhaço:
Saiba mais sobre o peixe-palhaço. Os peixes-palhaço são distintos por sua coloração laranja vibrante, avermelhada, amarela, preta e branca. Eles são nativos de águas tropicais e seus habitats naturais incluem o Mar Vermelho e a Grande Barreira de Corais. Eles podem viver até 3 a 5 anos em cativeiro (6 a 10 anos na natureza). E você sabia que todos os peixes-palhaço nascem machos? O mais dominante de um par de peixes-palhaço se transformará em uma fêmea e servirá para proteger seu par.
Opte por peixes criados em tanque. Se você está apenas começando a procurar peixes-palhaço para o seu aquário, certifique-se de comprar aqueles que foram criados no tanque em vez dos que foram capturados em cativeiro. Isso porque os peixes-palhaço nascidos na natureza têm maior probabilidade de morrer em breve devido ao estresse causado pela captura e transporte.
Ao escolher o seu peixe-palhaço, certifique-se também de que tem olhos claros, escamas de cores vivas, está ativo e alerta e não apresenta sinais de manchas brancas. Finalmente, certifique-se de comprar apenas uma espécie de peixe-palhaço: nunca coloque duas espécies diferentes de peixe-palhaço em um aquário, senão eles lutarão entre si pelo território. Também é recomendável que você mantenha os peixes-palhaço apenas em grupos de dois: machos e fêmeas.
Prepare seu habitat. Este é o maior investimento que você terá que fazer para cuidar do seu peixe-palhaço. Compre pelo menos um tanque de 25 litros (embora um tanque de 40 litros seja recomendado) e mantenha a temperatura entre 80 e 84 graus Fahrenheit. Você também deve estocar o tanque apenas com água salgada - cerca de 10 galões de água salgada para cada peixe. E por ser água salgada, você deve investir em um sistema de filtragem de alta qualidade. Mantenha os níveis de pH entre 8,2 e 8,6.
Você deve tentar recriar seu habitat natural da melhor maneira possível. Instale rocha viva, areia, plantas falsas e decoração (para eles se esconderem), um aquecedor submersível e sifão de cascalho.
O mais dominante de um par de peixes-palhaço se transformará em uma fêmea e servirá para proteger seu par.
Alimente seus peixes. O bom dos peixes-palhaço é que eles não comem muito. Você pode dar a eles comida em flocos, comida viva ou comida congelada, duas a três vezes ao dia. No entanto, tenha cuidado para não alimentá-los demais! Se você notar que há sobras no fundo do tanque, você pode estar alimentando-os demais.
Conheça o negócio sobre anêmonas. Os peixes-palhaço também são conhecidos como peixes-anêmona por causa de sua associação simbiótica ou muito próxima com as anêmonas-do-mar. Na natureza, as anêmonas são essenciais para o peixe-palhaço. Mas no tanque, as anêmonas não são necessárias. Saiba que as anêmonas do mar são difíceis de cuidar e podem crescer até um metro. Se você é novo no cuidado de peixes de água salgada, considere não comprar mais anêmonas do mar para o seu peixe-palhaço.
Peixe-palhaço
Cuidar do seu peixe-palhaço vai realmente exigir empenho e algum investimento, principalmente no que diz respeito ao seu habitat. Mas se você está ansioso para encontrar Nemo, por assim dizer, certifique-se de saber como cuidar bem dele!