Como fortalecer a cola de carpinteiro para projetos de carpintaria?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 4 min de leitura
Se você estiver trabalhando em um projeto de marcenaria, um dos materiais essenciais de que precisará é a cola de carpinteiro. A durabilidade do seu projeto de madeira dependerá muito de quão bem você escolher sua cola e de quão forte ela é. Aqui estão algumas das maneiras de garantir que a cola de carpinteiro seja suficientemente resistente para resistir ao teste do tempo:
Saiba se você precisa usar cola de carpinteiro. A cola de carpinteiro, também conhecida como cola amarela, é muito barata e geralmente forte o suficiente para a maioria dos projetos de marcenaria, o que lhe dá alta popularidade (em relação a outros tipos de cola de madeira como cola epóxi e cola de poliuretano). É acetato de polivinila (PVA) e é atóxico, resistente à água e muito fácil de trabalhar. Você pode usar cola de carpinteiro para a maioria dos tipos de projetos de madeira; no entanto, pode ser melhor usar outros tipos de cola para algumas condições específicas. Por exemplo, se você estiver usando madeira leve e quiser um tempo de trabalho liberal (ou seja, você precisa de cola que não seque muito rápido), pode ser melhor usar cola branca. Se você estiver trabalhando em um projeto de madeira que passará a maior parte do tempo ao ar livre, ou em um projeto de madeira que precise de uma cola muito forte, será melhor usar cola de poliuretano.
Comece com uma marca confiável de cola de carpinteiro. Algumas das marcas mais usadas de cola de carpinteiro incluem Elmer 's Wood Glue and Dap.
Prepare a madeira. Para garantir que a cola funcione com sua eficiência máxima, certifique-se de que a madeira a ser unida seja a mais lisa e limpa possível. Prepare-os lixando-os bem e livrando-se de sujeira, produtos químicos ou óleos em suas superfícies.
Misture um pouco de serragem com a cola de carpinteiro. A serragem é uma ótima coisa para adicionar à cola de carpinteiro comum para torná-la ainda mais forte e durável. Colete a serragem de seus projetos de marcenaria e coloque-os em um recipiente. Coloque um pouco da cola de carpinteiro que você usará em um pequeno prato ou tigela (do tipo descartável vai servir muito bem). Em seguida, polvilhe levemente um pouco da serragem na cola. Evite a tentação de colocar muito! Muita serragem só funcionará para enfraquecer a cola. Apenas cerca de meia colher de chá de serragem para cada bocado de cola deve servir.
Misture bem a cola de carpinteiro com a serragem. Use um palito de picolé para essa finalidade.
Aplique a mistura na madeira. A melhor técnica é aplicar a cola usando um padrão uniforme em zigue-zague. Você pode usar o palito de picolé (aquele que você usa para misturar a cola e a serragem) para aplicar a cola, ou você pode usar uma espátula ou pincel. Apenas certifique-se de espalhar a cola o mais uniformemente possível em toda a superfície que deseja conectar, para garantir que a união seja estável e estável.
Use um torno ou grampo para segurar as duas peças de madeira juntas. A braçadeira deve permanecer estável até o tempo de endurecimento recomendado pelo fabricante da cola.
Aí está! Estas são as melhores maneiras de fortalecer a cola de carpinteiro para seu projeto de marcenaria. Trabalhar com cola de carpinteiro é realmente muito simples e direto; seguir essas dicas garantirá que você maximize a resistência da cola, de modo que possa produzir excelentes projetos de marcenaria. Boa sorte!