Os barcos à deriva são, de longe, as embarcações mais manobráveis e espaçosas que um pescador com mosca pode usar para navegar nas águas durante a pesca no rio. Eles foram projetados originalmente com o único propósito de pesca com mosca, com capacidade para transportar uma grande quantidade de cargas e uma lotação completa de pescadores. Talvez seu maior atributo seja a habilidade de permitir que o pescador fique em pé facilmente enquanto pesca, o que é uma grande ajuda no lançamento de mosca.
Um ponto importante a se considerar é que um barco à deriva é mais vantajoso quando tripulado por pelo menos dois pescadores. Geralmente, um ou mais desses pescadores lançam lançamentos continuamente enquanto o outro controla os remos e pilota o barco, lançando lançamentos, desde que possa fazê-lo com segurança e conforto enquanto manobra o barco. Embora seja possível para o pescador solo usar um barco à deriva, isso exige que o pescador ancore o barco e depois pesque de uma posição estacionária, o que anula a maior vantagem da embarcação - sua manobrabilidade.
Mosca seca
A primeira regra para remar o barco à deriva, supondo que dois pescadores estejam a bordo, é tentar manter o barco em um curso paralelo com a margem do rio. Isso ajuda os dois pescadores a colocarem seus lançamentos ao longo das margens do rio sem medo de cruzar as linhas. Um bom remador pode manter o barco parado ou até mesmo recuá-lo rio acima para permitir que o pescador flutue novamente na mosca seca sobre um redemoinho atraente. Outra é nunca largar os remos, a menos que seja absolutamente seguro fazê-lo. Os rios rápidos têm a tendência de agarrar a lâmina do remo e quebrá-lo ou entortá-lo, ambos situações desastrosas em um rio de corredeiras.
Os barcos à deriva exigem uma abordagem diferente para o manuseio do remo em águas velozes do que a típica dos barcos a remo convencionais. O projeto do barco à deriva com sua seção de proa alta, casco em forma de V e popa embotada é otimizado para viagens rio abaixo. Os remos são usados para posicionar a popa do barco para determinar o curso rio abaixo. Puxar os remos diminui a velocidade do barco contra a corrente. Dirigir, ou evitar obstáculos, requer puxar os remos para mover a popa em um ângulo (cerca de 45 graus) em relação ao fluxo do riacho e, em seguida, endireitar-se para prosseguir rio abaixo.
Um barco à deriva, com um remador hábil, é talvez o melhor barco que um pescador pode ter para a pesca com mosca nos rios rápidos onde abundam as trutas nativas.