É vital que o casco do veleiro, também conhecido como corpo do barco, passe por uma manutenção regular. O casco de um veleiro com manutenção adequada não pode ser facilmente acessado por água. A manutenção também aumenta a vida útil do seu veleiro. Se você não lhe der carinho e carinho, talvez tenha que substituir o casco do veleiro antes do esperado, o que pode ser muito caro. Você pode contratar um reparador profissional. Você também pode aprender como fazer a manutenção do casco do veleiro para economizar dinheiro enquanto aprende algo novo. Abaixo estão os guias sobre como manter o casco do seu veleiro:
Contrate um prestador de serviços de limpeza de fundo respeitável. Encontre uma empresa respeitável se não tiver certeza do que fazer. Peça referências de colegas. Com a experiência, você dominará as habilidades necessárias para manter o casco de um veleiro.
Guarde o seu veleiro na praia se não estiver em uso. A água do oceano é corrosiva. Existem também várias criaturas marinhas que podem viver no fundo do casco do seu veleiro se ele ficar na água por muito tempo.
Pinte o casco de seu veleiro. A tinta do fundo do casco do seu veleiro pode envenenar peixes se contiver tiributilestanho (TBT). Use uma tinta de fundo marítima de proteção e certifique-se de que não contém TBT.
Encerar o casco do seu veleiro. Use uma solução de limpeza marinha de primeira classe antes de aplicar uma cera cremosa líquida de primeira classe. A cera protegerá seu casco dos raios ultravioleta e da água salgada. Encerar o casco do veleiro evita que se arraste na água, o que pode se traduzir em menor consumo de combustível. Os especialistas concordam que a cera de carnaúba é a melhor porque tem ingredientes protetores naturais. Suas propriedades de cera se expandirão se expostas à água. Também é eficaz na difusão dos raios ultravioleta. Os atributos naturais também protegerão o seu barco da oxidação, o que o ajudará a atingir um brilho esplêndido por um ano inteiro. Encerar o casco do veleiro duas vezes por ano, se necessário.
Lave o casco imediatamente após navegar. Use água doce. Ele limpará a superfície do casco do acúmulo de sal. Use uma mangueira com pouca pressão para obter os melhores resultados. Não há problema em despejar baldes de água e usar uma escova macia para remover sujeira, poeira e corrosão.
Lixe e repinte o seu veleiro uma vez por ano. Puxe seu veleiro, lixe seu fundo e pinte-o novamente.
Verifique a placa central do casco de seu veleiro. A placa central estabiliza o barco e evita que ele se mova lateralmente. A maioria dos barcos menores tem isso. É ajustável e pode ser removido para navegação a favor do vento. Inspecione a borda central do seu veleiro antes e depois de navegar.
Invista nas coisas e habilidades necessárias para a manutenção do casco do veleiro. Você precisa de cera de casco de primeira classe, máscaras de mergulho, trapos macios, tinta de fundo marinho, nadadeiras, escadas, snorkels e máscaras de segurança. Além das ferramentas, você também precisa de sabedoria técnica e habilidades de carpintaria para manter seu veleiro. Peça ajuda a colegas ou especialistas se estiver apenas começando. Familiarize-se com as peças do veleiro para que seja mais fácil consertá-las. Eles são o casco, a proa, a quilha, a popa, o leme, o leme, o gio e a borda central. Estas são partes de um casco comum. Lembre-se de que existem vários tipos de cascos, que podem ter mais características e peças.
Além da manutenção do casco do veleiro, seu veleiro também precisa de manutenção no motor, dicas de preparação e remoção do inverno, dicas de torque e reparo de gelcoat. Essas são habilidades úteis para aprender, especialmente se você estiver usando seu barco a vela com frequência.