Doenças comuns em porquinhos-da-índia de estimação
Eduarda Alves de Paiva
• 3 min de leitura
As cobaias são bons animais de estimação, mas podem adoecer rapidamente e precisar de tratamento com a mesma rapidez. No entanto, por serem presas, seu instinto é mascarar a doença para sobreviver.
Um dono de animal de estimação responsável procurará os seguintes sinais de doença em sua cobaia de estimação.
A falta de apetite é um dos principais sinais de doença. Certifique-se de levar em consideração a dieta da cobaia. Piggies amam sua comida, e quando eles não comem o seu deleite favorito ou sua comida normal, é provável que algo esteja errado. Haverá dias em que seu animal de estimação não comerá tanto quanto nos outros dias, mas uma notável falta de apetite por mais de um dia ou mais deve sempre tocar uma campainha de alarme. Certifique-se também de dar ao seu animal de estimação o tipo certo de comida de porquinho da índia.
Isso pode parecer estranho, mas as mudanças nos hábitos intestinais podem ser outro sinal de doença. O proprietário deve verificar o fundo da gaiola para ver se há diarreia na gaiola ou no pelo do animal. Os pellets fecais devem ser firmes e bem formados. Se não houver pílulas fecais frescas, o animal pode estar constipado e o dono deve ficar de olho na gaiola por algumas horas para ver se aparece alguma. Tanto a constipação quanto a diarréia requerem atenção médica imediata.
O seu animal está bebendo água? A desidratação é um sinal frequente de doença em cobaias. Eles podem parar de beber antes de parar de comer, portanto, monitorar a garrafa de água é sempre uma boa ideia.
Letargia. As cobaias têm períodos de inatividade ao longo do dia, mas se o animal parecer desinteressado em seu entorno, não responder a guloseimas ou outros estímulos, ou apenas "parecer" doente, pode estar doente. Fique de olho no animal e chame o veterinário para aconselhamento.
Uma pequena secreção dos olhos é comum e pode ser uma alergia. No entanto, olhos crostosos e secreção nasal são sinais seguros de infecção respiratória superior, à qual as cobaias estão sujeitas. O animal provavelmente precisará de tratamento com antibióticos, portanto, atenção médica imediata é essencial. Essas infecções podem evoluir rapidamente para pneumonia.
Caroços. As cobaias desenvolverão tumores gordurosos inofensivos, mas também são propensas a tumores linfáticos. Como nos humanos, caroços sob o queixo, atrás das pernas ou na região da virilha são sempre preocupantes. Um veterinário terá que fazer uma aspiração com agulha nos caroços para descobrir se eles são malignos ou benignos. Os tumores benignos geralmente podem ser deixados sozinhos, a menos que estejam ficando maiores.
Saúde de cobaia
Agora que você tem mais informações sobre a saúde da cobaia, esperançosamente poderá detectar uma doença comum se ela atingir seu porquinho e ser capaz de tratá-la adequadamente.