Cuidando de Coelhos: Tratando Doenças e Doenças de Coelhos
Lorena Patrícia de Pires
• 4 min de leitura
Informações sobre como cuidar da saúde do seu coelho de estimação
Existem várias doenças e enfermidades às quais os coelhos de estimação são suscetíveis. Embora nem todos sejam fatais, ainda é importante que o seu coelho receba o tratamento médico adequado e que você conheça os princípios básicos da saúde do coelho. Infelizmente, quando se trata de coelhos, você é o veterinário. A maioria dos DVMs não aprende como tratar coelhos e outros pequenos animais de estimação. Ocasionalmente, você pode encontrar um especialista e, se o fizer, segure-o com força! Esse veterinário valerá cada centavo.
No entanto, existem algumas doenças que são muito comuns nos coelhos e são facilmente identificadas. Use essas informações para aprender a cuidar dos coelhos.
Ácaros da orelha - este é exatamente o que parece. Gatos comumente pegam ácaros da orelha, assim como coelhos. Existem várias coisas que podem provocá-los, mas identificá-los é o mais importante. Olhando para dentro da orelha de seu coelho, você notará um acúmulo de marrom e amarelo. Se o seu coelho tem isso, sem dúvida tem ácaros da orelha. Outro sinal de ácaros é se o seu coelho está balançando a cabeça excessivamente. O tratamento é fácil. Freqüentemente, os mesmos medicamentos usados em outros animais funcionam bem. O seu veterinário local pode ajudá-lo com isso. Um medicamento comumente usado por criadores de coelhos é o VetRx.
Snuffles - Snuffles é o equivalente do coelho ao resfriado comum. Infelizmente para os coelhos, não é tão inofensivo quanto para os humanos. Se os Snuffles forem deixados sozinhos, eles só vão piorar, virando pneumonia.
Essa doença é fácil de identificar. Seu coelho provavelmente começará a espirrar. Este é o sinal número um. Seu coelho terá secreção pelo nariz. Tratar isso é importante e é vital que seja feito rapidamente antes que a doença progrida. Isso é melhor tratado com uma injeção de antibióticos, que pode ser fornecida por um veterinário. VetRx também pode ser usado para tratar isso, se for detectado muito cedo.
Jarretes doloridos - esta é provavelmente a doença mais comum em coelhos. Seus jarretes estão localizados na parte inferior das patas traseiras. Freqüentemente, quando um coelho não tem pêlo espesso na parte inferior do jarrete, o que ele tem vai passar, fazendo com que sua pele nua fique exposta à gaiola de arame.
Identificar isso é fácil. Você notará que seu animal está desenvolvendo feridas abertas na parte inferior dos jarretes. É por isso que é importante levar o animal para um exame de vez em quando. Jarretes doloridos costumam ocorrer em coelhos que estão acima do peso.
O tratamento não é fácil. Você deve colocar seu coelho em uma dieta e dar a ele algo como uma placa de parede seca para se sentar. É importante aplicar pomada antibiótica tripla nas feridas até que estejam curadas. Não aplique bandagens! Eles só vão piorar as coisas!
Maloclusão - Esta é uma doença comum que freqüentemente será notada desde o nascimento do seu coelho. Se o seu coelho for mais velho e você notar que ele não está comendo tão bem quanto deveria, ele pode ter maloclusão. Isso ocorre quando os dentes do coelho são muito longos e freqüentemente se curvam. A maloclusão é uma doença hereditária.
A melhor maneira de identificar a má oclusão é dar uma olhada nos dentes do seu coelho. Será óbvio e visível se houver um problema. A melhor maneira de tratar isso é aparar os dentes, que é a única maneira de mantê-los curtos o suficiente para que seu animal de estimação possa comer. Também é melhor não criar coelhos porque a doença pode ser transmitida.
Enquanto cuida de coelhos, você pode ter essas e outras doenças e enfermidades, mas nem todas precisam ser fatais. A maioria é facilmente tratada. Embora muitos veterinários não lidem com coelhos, ainda assim nunca é demais perguntar. Permaneça sempre em contato com um veterinário que trate coelhos, pois isso pode ajudá-lo no futuro. Isso também ajudará na obtenção de medicamentos.
Dicas rápidas:
Sempre mantenha contato com seu veterinário ou líder local de 4 horas!