Como identificar e tratar ácaros da orelha felina?
Sr. Mário Aguiar
• 3 min de leitura
Os ácaros da orelha são uma das causas mais comuns de desconforto auditivo felino. Mas o que exatamente são ácaros da orelha? Eles são minúsculos parasitas que vivem dentro do canal auditivo de um animal infectado; no caso dos gatos, o organismo mais provável é Otodectes cynotis. Os ácaros vivem da cera e outras sujeiras dentro da orelha de um gato.
Então, como saber se as orelhas irritadas do seu gatinho estão infestadas de ácaros?
O primeiro sinal é que seu gato pode coçar as orelhas que coçam ou começar a balançar muito a cabeça. Embora os ácaros sejam microscópicos, eles são incômodos; imagine sentir centenas de coisinhas rastejantes em seus ouvidos.
Outro sinal dos ácaros das orelhas dos felinos é que a parte interna das orelhas fica suja, geralmente com um resíduo marrom escuro ou marrom-avermelhado. Às vezes, também se forma uma crosta negra. Essa crosta pode obstruir o canal auditivo com o tempo.
O médico do seu animal de estimação pode diagnosticar facilmente os ácaros da orelha dos felinos. Freqüentemente, eles podem ser vistos no ouvido com um otoscópio; outras vezes, o veterinário limpará a orelha e examinará os resíduos ao microscópio.
Os ácaros da orelha felina são altamente contagiosos. Na verdade, os gatos podem obtê-los ou compartilhá-los com outros animais. Portanto, se algum de seus animais de estimação (incluindo cães, gatos ou coelhos) tiver ácaros da orelha, trate todos eles.
Para tratar os ácaros da orelha dos felinos, o primeiro passo é limpar a orelha; você precisa remover o acúmulo. A melhor maneira de fazer isso é lavar bem suavemente a orelha com uma solução de água morna e sabão neutro e, em seguida, enxaguar. Como há o risco de danificar o tímpano do gato ou empurrar os ácaros para dentro do canal auditivo, peça ao veterinário para fazer isso.
Uma vez que as orelhas tenham sido limpas de resíduos dos ácaros, você pode aplicar a medicação. A maioria dos tratamentos eficazes para ácaros da orelha contém inseticida que contém piretrinas. A medicação geralmente será na forma de gotas que você colocará nas orelhas do gato e depois massageará para obter uma boa cobertura. Embora você possa comprar tratamentos sem receita para os ácaros, a medicação fornecida pelo seu veterinário é geralmente mais forte e pode ser mais eficaz.
A medicação é geralmente aplicada diariamente, por vários dias consecutivos. Então, você geralmente espera uma semana após a qual o processo de limpeza e medicação é repetido. Pode ser necessário fazer todo esse procedimento por três ou quatro ciclos antes de livrar as orelhas dos ácaros.
Os ácaros da orelha podem viver fora das orelhas. Embora geralmente vivam nas orelhas, também podem sobreviver na pele ao redor. O ácaro da orelha passará toda a sua vida na orelha de um gato, desde a incubação, começando sua própria família até a morte. Pode ser necessário usar medicamentos fora da área do ouvido por esse motivo.
Ferramentas necessárias:
bulbo da seringa, para enxaguar a orelha com água
medicamento para os ouvidos seguro para felinos com piretrinas
Cuidado:
Lembre-se, se você está preocupado com a saúde do seu gato, deve consultar o seu veterinário.
Ácaros da orelha não tratados podem realmente causar infecções de ouvido, portanto, certifique-se de tratar a doença.
Dicas rápidas:
Se o seu gato não cooperar, você pode envolvê-lo em uma toalha antes de administrar o tratamento.
Não se preocupe - os ácaros da orelha não podem infestar ouvidos humanos!