Quer você tenha acabado de passar 28 dias incubando ovos em uma incubadora, comprado patinhos em uma loja ou os recebido de presente, saber cuidar deles adequadamente é importante. Apesar do que você possa pensar, não é o mesmo que criar galinhas - embora haja algumas semelhanças.
Os patinhos bebês precisam de apenas alguns elementos básicos para se manterem saudáveis e se transformarem em patos lindos e maduros. Esses elementos são uma área de cria, cama adequada, uma fonte de calor, a alimentação correta e água.
O primeiro elemento é a área de criação.
A área de criação é a área onde os patinhos irão viver. Escolha uma área viável antes que eles cheguem.
Pode estar localizado em um prédio pequeno ou no canto da garagem ou celeiro.
Deve ser fechado para proteção contra animais como roedores, guaxinins, raposas, coiotes e até mesmo cães ou gatos. Lembre-se de que esses animais se alimentam de criaturas indefesas e podem fazê-lo de maneiras extremamente inteligentes.
Mantenha a área limpa, sem correntes de ar, seca e bem ventilada com muita luz.
O segundo elemento é a cama.
O piso da área de cria deve ser coberto com uma cama absorvente, como palha ou feno. Aparas ou lascas de madeira podem causar sérias complicações de saúde quando os pássaros tentam comê-los.
Quaisquer manchas úmidas devem ser removidas diariamente e novas roupas de cama adicionadas.
Nunca use roupas de cama mofadas - pode ser prejudicial à saúde.
O terceiro elemento é a fonte de calor.
A melhor fonte de calor é uma lâmpada de calor com uma lâmpada infravermelha. As lâmpadas normais não funcionam tão bem porque não emitem calor suficiente. A escolha da melhor configuração dependerá do número de patinhos que você tem.
Uma lâmpada de chocadeira com 4 lâmpadas e 250 watts aquece de 100 a 150 patinhos.
Uma lâmpada de chocadeira de 250 watts aquece 30 patinhos.
Uma lâmpada reflectora de 1 lâmpada e 50 watts aquece alguns patinhos.
A temperatura é medida sob o centro da luz, ao nível do patinho.
Nos primeiros 10 dias, os patinhos estão na área de cria, a temperatura deve permanecer em 37°C. A temperatura é então diminuída 5F a cada semana, levantando a lâmpada. Essa diminuição continua até que a temperatura alcance 21°C, geralmente em 6 semanas.
Certifique-se de colocar a lamparina longe do possível contato com os patinhos, e você pode querer colocá-la de forma que eles possam escapar do calor, se desejar.
Monitore o comportamento deles como um guia para o uso de calor. Se acharem que a temperatura está boa, vão se movimentar, comer e beber. Se estiverem muito quentes, eles se afastarão do calor e se estiverem muito frios, eles se amontoarão e farão barulho.
O quarto elemento necessário para criar patinhos é a alimentação adequada.
Ao alimentar seus patinhos, use iniciador de pintinho ou iniciador de pato não medicado.
Também podem comer frutas e vegetais, mas devem ser picados bem finos, pois não têm dentes.
Eles também gostam de pequenos insetos e vermes.
NÃO os alimente com grãos inteiros, cebolas, pão seco, alpiste selvagem ou alpiste enjaulado.
O quinto e último elemento necessário é a água.
Ao regar, certifique-se de que o nível da água é mantido a 0,25" de profundidade para que os patinhos não se afoguem nela.
O melhor tipo de regador é aquele que tem uma jarra no meio, dispensando água automaticamente no fosso circular ao redor, conforme necessário.
Criar patinhos pode ser uma experiência agradável e não é muito difícil se esses poucos elementos forem fornecidos. Cada um deles é muito importante e nunca deve ficar de fora.