Uma buzina de ar é uma sirene ou buzina alta que faz uso de ar comprimido ou compactado para produzir um som muito alto e penetrante. Geralmente é instalado em grandes caminhões, trens ou navios e transporte de emergência, como ambulâncias ou caminhões de bombeiros. Esta ferramenta foi projetada para alertar outros motoristas na estrada que um grande veículo está passando. Se for um automóvel de emergência, como ambulâncias e caminhões de bombeiros, assim que ligar a buzina, outros motoristas limparão a estrada para dar passagem a esses veículos.
A mesma coisa vale para vasos de água. Para evitar colisão com outra embarcação, eles soam a buzina do navio para alertar o oficial encarregado do outro barco para dar-lhes o direito de passagem, ou talvez desviar para outro curso para evitar colisões e acidentes no mar.
Buzina de ar elétrica pessoal
Alguns indivíduos que possuem carros instalam sua buzina a ar elétrica pessoal e, às vezes, chegam a acrescentar uma buzina de trem, uma variação ainda mais alta de uma buzina a ar pessoal, em seus veículos para sua busca de lazer em automóveis.
Buzinas de ar também são usadas no ambiente esportivo. Isso é especialmente verdadeiro no hóquei no gelo e no futebol de salão. Nesse cenário, uma buzina a ar é usada para indicar o final do período ou quando o time da casa ganha um ponto. As buzinas usadas para indicar o final do período têm uma nota alta, enquanto a buzina que indica que o time da casa marcou um ponto é de um tom muito mais baixo.
Existem também buzinas de ar portáteis que podem ser utilizadas e trazidas na estrada. Este tipo de buzina de ar usa uma vasilha de alumínio onde o ar é armazenado.
Buzina de ar com segurança
Então, como alguém usa uma buzina de ar com segurança e segurança? A seguir está uma pequena lista de diretrizes sobre o uso seguro de uma buzina a ar.
- Não use um som alto na estrada, especialmente em áreas metropolitanas. Buzinas de ar altas causarão acidentes veiculares se a pessoa não observar o uso adequado deste dispositivo. Se isso causar um acidente, é improvável que as seguradoras cubram os danos quando descobrirem que a causa do acidente é a buzina modificada do carro.
- Se estiver dirigindo um veículo de emergência, use apenas a buzina a ar, com sirene, quando realmente houver uma situação de urgência.
- Verifique os tanques de ar do seu carro diariamente. O ar que está firmemente embalado em tanques de ar tem a possibilidade de explodir se não for verificado diariamente. Inspecione regularmente o tanque, porque se o ar explodir para fora do tanque, será mortal.
Tenha cuidado ao usar uma buzina de ar em seu carro, porque você pode ser cobrado por grandes multas por uso indevido da buzina. Na verdade, algumas regiões proibiram o uso de buzinas a ar modificadas em automóveis devido ao aumento dos acidentes rodoviários.