Como instalar um ventilador elétrico em seu veículo?
Sérgio Gonçalo Nunes
• 3 min de leitura
Instalar um novo ventilador elétrico em seu carro como substituto do antigo é uma ótima maneira de melhorar o desempenho geral de sua máquina de dirigir. Um novo ventilador elétrico, especialmente quando instalado corretamente e combinado com as especificações e características do carro, pode significar mais potência e melhor refrigeração. Pode haver algumas afirmações para refutar esse efeito, mas vai ao lado de afirmações de que um novo ventilador realmente cria maravilhas para o desempenho do carro. De qualquer forma, é necessário que você instale corretamente o ventilador para evitar mau desempenho ou conexões de fios defeituosas que podem colocar em risco não apenas o seu carro e as outras peças e sistemas que o compõem, mas também a sua própria vida e a dos passageiros.
Aqui está um guia que você pode usar sobre como instalar um ventilador elétrico em seu veículo. As etapas e procedimentos podem variar dependendo do modelo ou tipo do carro, mas essas etapas podem ser usadas como um guia geral.
Remova o conjunto de ventilador e embreagem antigo. Antes de fazer isso, certifique-se de preparar as ferramentas manuais necessárias, como a ferramenta piloto de embreagem, solvente de limpeza, holmes e um relógio comparador para verificar o arredondamento do volante. A marcação das peças que compõem o conjunto da embreagem deve ser feita para posterior remontagem. Remova os parafusos pequeno, grande e duplo, um de cada vez. Você pode fazer isso diagonalmente para evitar empenamento da tampa da embreagem.
Instale o VSC ou controle de velocidade variável no canto superior da cobertura do ventilador. Isso geralmente é encontrado perto da bateria.
Ligue os motores elétricos usando os conectores especificados. Você pode verificar os materiais de instrução fornecidos para ajudá-lo a determinar o diagrama de fiação junto com detalhes sobre a cor que você deve usar. Para amarrar os fios perfeitamente juntos, podem ser usados laços de zíper.
Para garantir que os ventiladores darão o impulso necessário, um sensor de temperatura pode ser montado entre as aletas do núcleo do radiador. Se você quiser que a energia funcione diretamente da bateria para o controle de velocidade variável, um fio vermelho 10 AWG pode ser usado.
Instale o porta-fusível em um local conveniente, mas tome cuidado para não inserir o fusível até que o ventilador esteja pronto para ser usado. Você pode verificar as especificações do seu carro para determinar a quantidade de amplificador que o fusível deve ter.
Para o compressor A / C, emende no cabo de alimentação. Você pode então soldar e selar a nova conexão para ligar o ventilador quando o ar condicionado do seu carro não estiver funcionando.
Conecte a fiação necessária ao controle de velocidade variável. Para uma conexão sobressalente, você pode colocar um fio de alimentação na caixa de fusíveis.
Finalmente, você pode montar o fusível e testar o ventilador elétrico recém-instalado em seu carro.
Evite problemas elétricos perigosos
Veja por que você seguiu os passos certos. Para garantir a segurança, é melhor verificar as especificações e recursos do seu carro para determinar a substituição correta do ventilador elétrico e acessórios, como um aquecedor com ventilador. Além desses recursos, verifique a fiação e os pontos de montagem para evitar problemas elétricos perigosos.