Uma luz de teste é um desses testadores eletrônicos simples. Este dispositivo determina a ausência ou presença de tensão em outros equipamentos. A luz de teste é composta por uma lâmpada elétrica com um, ou geralmente dois, fios condutores com isolamento. Normalmente, os cabos de teste têm a forma de uma chave de fenda. A lâmpada se conecta entre as pontas da chave de fenda e um cabo que se projeta na "parte traseira" da chave de fenda. Um operador conecta a luz de teste a uma referência de aterramento tocando a ponta da chave de fenda em determinados pontos de um circuito. Isso detecta a ausência ou presença de tensão nesses pontos, rastreando as falhas até sua causa principal.
Usar uma luz de teste é bastante simples. A maneira mais simples de fazer isso é a seguinte:
Conecte o grampo de aterramento a uma fonte de aterramento. O terminal negativo da bateria é a melhor fonte de aterramento, mas você também pode usar qualquer fonte de metal aterrada.
Conecte a extremidade pontiaguda (chave de fenda) do aparelho ao circuito que deseja testar.
A lâmpada da luz de teste acenderá se houver energia no circuito. Informando que o circuito que você está testando está em boas condições de funcionamento.
As luzes de teste também podem verificar o circuito sem desconectar o sistema. Basta pressionar a extremidade pontiaguda do aparelho em um fio com isolamento.
Verificando os circuitos de aterramento
As luzes de teste são muito boas para testar a tensão em sistemas de circuito. Mas você sabia que eles também são capazes de verificar circuitos de aterramento? Se você já sabe que o lado positivo do circuito está recebendo uma boa alimentação, verifique agora o status do ponto de aterramento.
Para verificar se o ponto de aterramento está funcionando corretamente, tudo que você precisa fazer é inverter o cabo da luz de teste. Para ser mais específico, estas etapas são tudo que você precisa fazer:
Conecte o fio terra da luz de teste ao lado positivo de um circuito.
Agora conecte a outra extremidade da luz de teste à fonte de aterramento. Se acender, você tem um bom ponto de aterramento.
Se não acender, você deve limpar os pontos de aterramento para se certificar de que a energia fluirá sem obstruções.
Verifique os circuitos básicos
A maioria dos proprietários de carros usa luzes de teste para verificar os circuitos básicos de seus carros. Um desses circuitos é para as fiações de rádio do carro. Antes de fazer qualquer coisa, você deve saber quais fios testar. Luzes de teste são capazes de acionar restrições suplementares (airbags) em um carro quando você testa um fio errado. Esses fios podem ser marcados com fita amarela.
Depois de tomar as precauções necessárias, verificar os circuitos simples do sistema do carro é muito fácil. Luzes de teste, quando adequadamente manipuladas e usadas, tornam-se um dos melhores e mais eficientes dispositivos simples para verificar sistemas de 12 volts.
Nesta configuração, a luz de teste acenderá quando a diferença de potência entre a extremidade pontiaguda e o clipe no fio terra for suficiente. Depois de verificar isso, vamos supor que estamos verificando o circuito do rádio de um carro. Depois de instalar o produto no sistema do seu carro, a luz de teste o ajudará a detectar e solucionar problemas se o rádio não funcionar. Para cálculos específicos, no entanto, usar um multímetro é melhor para essa situação.