Crie um plano de marketing e você terá um mapa para o sucesso! Você pode até precisar fazer vários planos de marketing, um para sua empresa e outros para cada linha de produtos, se estiver vendendo produtos ou serviços. O plano de marketing da empresa vem em primeiro lugar e é o mais importante. O plano de marketing é a estrutura dentro da qual você trabalhará para ser notado. Isso se aplica a produtos e serviços também.
Existem vários itens essenciais para incluir em seu plano de marketing. Comece com um campo de ideias e restrinja-o até ter um plano concreto no papel. Haverá várias categorias a serem examinadas, incluindo objetivo, pessoal, orçamento e metas. O objetivo e as metas estão intimamente ligados. As categorias de pessoal e orçamento estão relacionadas a como você fará algo. Outras áreas a serem incluídas são eventos, promoções e acessórios necessários para adicionar tempero a essas áreas, como produtos promocionais.
Plano de marketing individual
O plano de marketing faz parte do plano geral de negócios da sua empresa. Ele pode ser dividido em segmentos, como um ano, cinco anos e longo prazo. Pode haver vários planos de marketing no plano geral de marketing da empresa. Cada linha de produto ou serviço pode precisar de seu próprio plano de marketing individual.
O objetivo, ou missão, conforme declarado em seu plano de marketing, apresenta as metas que o plano espera alcançar ao longo do tempo. Isso deve ser o mais detalhado possível e deve incluir métodos para medir o sucesso. Uma subseção aqui deve incluir estudos competitivos e projeções para resultados futuros. Em seguida, defina o público-alvo para os esforços de marketing e como esse público pode ser melhor alcançado.
Antes de iniciar a determinação da estratégia, é essencial saber a verba orçamentária para marketing. Os planos precisam se ajustar ao orçamento designado e alternativas devem ser consideradas para o melhor uso do orçamento disponível. Inclua todos os custos e informações de vendas e distribuição. Nesse ponto, você deve ser capaz de planejar os esforços de marketing de um ano no papel. Inclua eventos, reuniões com clientes e quaisquer campanhas sazonais que serão usadas. Divida o orçamento para cobrir todos os eventos.
Sucos criativos fluindo
Depois que o plano anual for segmentado e o orçamento alocado, você pode começar a ver que publicidade promocional pode ser usada. Inclui mídia, produtos promocionais e requisitos de eventos, como estandes, taxas de inscrição e outros custos relacionados aos eventos. Outras grandes ideias de marketing são exploradas em aulas de marketing online, então você pode querer se inscrever em algumas apenas para manter o fluxo criativo. Em qualquer caso, uma vez que você tenha esses números, você pode plotar qualquer mídia e acessórios que você precisa solicitar. Um componente final necessário quando você cria um plano de marketing é o método para monitorar e medir o sucesso do plano. Siga esses métodos rigorosamente para que possa usar esses dados ao revisar seu plano (o que deve ser feito pelo menos uma vez por ano).