O manuseio de problemas com o eletrodoméstico pode ser complicado, especialmente se você não tiver ideia do que há de errado com o eletrodoméstico.
Os problemas do aparelho podem ser difíceis de tratar. Quer se trate da sua máquina de lavar ou do seu freezer, o que você faz quando um de seus eletrodomésticos para de funcionar de repente? Veja como lidar com problemas de eletrodomésticos:
Desligue o item. Se sua máquina de lavar estiver inundando o chão ou se sua cafeteira parecer estar derretendo, desligue o aparelho imediatamente. Isso pode evitar maiores danos ao aparelho ou à sua propriedade. Certifique-se de fazer isso com cuidado, especialmente se desconectar a unidade for um perigo visível devido à possibilidade de fios elétricos expostos. O cheiro de queimado também pode ser um motivo para desligar o aparelho imediatamente, pois é um sinal de problemas elétricos.
Determine o problema. Descubra a gravidade do problema. O aparelho vai ligar? Como exatamente funciona mal? Quais recursos não estão funcionando? Se não houver perigo imediato, mantenha o aparelho ligado e tente descobrir exatamente o que está errado. Tente trocar as baterias, se o aparelho for alimentado por bateria. Às vezes, desconectar o aparelho e reconectá-lo pode resolver o problema do aparelho.
Leia o manual. Isso é especialmente importante para problemas de eletrodomésticos que parecem rotineiros e pequenos. A maioria dos manuais tem um guia de solução de problemas para ajudá-lo a resolver o problema sozinho ou lista as etapas a serem executadas quando você tiver problemas com o aparelho.
Se os proprietários de unidades semelhantes também relatarem o mesmo problema, a empresa pode fazer um recall do aparelho.
Notifique o fabricante. Isto é particularmente importante se o aparelho ainda estiver na garantia, caso em que a empresa deve repará-lo ou substituí-lo. Informar o fabricante do problema também pode ajudá-lo a rastrear o registro do aparelho. Se os proprietários de unidades semelhantes também relatarem o mesmo problema, a empresa pode fazer um recall do aparelho. Também é possível que um recall já tenha ocorrido e você tenha direito a um reembolso, reparo ou substituição do produto. Hoje, muitas empresas usam seu site para listar informações de recall e instruções para reparos em itens ainda cobertos pela garantia.
Mande reparar o aparelho. Se você não puder consertar o aparelho sozinho e o fabricante não oferecer assistência, pode ser necessário levá-lo a uma oficina mecânica. Embora possa ser caro, geralmente é mais barato do que comprar um novo eletrodoméstico, especialmente no caso de eletrodomésticos grandes, como geladeiras ou fornos. No caso da maioria dos eletrodomésticos, será mais econômico simplesmente substituí-los se o fabricante não cobri-los pela garantia ou recall.
Embora você possa simplesmente substituir seus aparelhos quando eles apresentarem problemas, descobrir o que está errado e consertá-lo costuma ser o melhor caminho. O manuseio de problemas com o eletrodoméstico pode ser complicado, especialmente se você não tiver ideia do que há de errado com o eletrodoméstico.