O lugar mais movimentado em uma casa é a cozinha. Antes, cozinhar podia ser uma tarefa árdua. Mas com a tecnologia vieram os eletrodomésticos. Esses dispositivos reduzem o tempo de preparo dos ingredientes e tornam o processo de cozimento real mais rápido. Mas, como qualquer dono da casa sabe, mesmo esses dispositivos, se não forem mantidos no local adequado, podem ser uma causa séria para desordem.
Se você deseja evitar que seus eletrodomésticos bagunçam sua cozinha, siga estas etapas simples:
Priorize a acessibilidade pela regularidade de uso. Se você adora café e precisa de uma xícara várias vezes ao dia, a cafeteira deve ser facilmente acessível. Não tenha medo de esconder o frango que você usa apenas em ocasiões especiais no armário. Avalie cada dispositivo desta forma e armazene aqueles que você raramente usa.
Invista em dispositivos e acessórios que economizam espaço. Escolha micro-ondas que você pode armazenar abaixo dos contadores para manter os tampos livres. Se você acha que está sem espaço, colocar mais armários pode ajudar a liberar mais espaço.
Compre eletrodomésticos que executam as funções de dois ou mais dispositivos. Por que comprar uma panela de arroz e um vaporizador separadamente quando existe uma que combina os dois? Adquirir esses tipos de equipamento economizará espaço e dinheiro, comprando um item em vez de dois.
Agrupe os utensílios de cozinha de acordo com a sua utilização e coloque-os em gavetas. Junte os descascadores e as facas. Facas e itens mais pesados que você usa com produtos de carne podem ir para outra gaveta.
Atribua uma gaveta para itens usados com freqüência e armazene-os lá. Isso evita complicações para cozinhar, pois há itens cujo uso se tornou instintivo.
Reciclar, reciclar, reciclar. Não jogue fora garrafas ou recipientes de comida descartáveis imediatamente, pois eles podem armazenar pequenos itens que podem se tornar desordem. Embora organizar seja uma disciplina, um pouco de imaginação pode ajudar muito.
Faça da organização uma rotina. Por alguma razão estranha, a desordem parece ter vida própria. Sempre volta como erva daninha em seu gramado. Para manter sua cozinha organizada, você terá que definir um cronograma e limpar continuamente a desordem de sua cozinha.
Coloque etiquetas e marcadores em seu equipamento e marque onde eles devem ir. Isso é útil para permitir que as pessoas saibam que existe um sistema em vigor e que se espera que devolvam as coisas onde deveriam estar.
Tarefas específicas
Seguir essas dicas simples irá ajudá-lo no seu caminho para uma cozinha mais organizada. Para uma ordem mais simplificada, lembre-se de que os itens só devem estar nos contadores, dependendo da frequência com que são usados. Itens semelhantes ou usados com tarefas ou horários de refeição específicos devem ser agrupados. Ao comprar mais dispositivos, certifique-se de que eles economizem espaço ou sejam multitarefa. Tendo esses conselhos e dicas em sua mente, você terá uma cozinha movimentada e movimentada sem parecer que um tornado acabou de passar.