O mel de trevo, também chamado de mel de herdade, não é um mel de abelha. Em vez disso, é uma receita caseira que foi transmitida por mais de cem anos. O sabor do mel feito de abelha pode ser incrivelmente difícil de controlar. As abelhas percorrem uma vasta área para obter o néctar que é trazido de volta às colmeias. Esse néctar pode vir de muitas plantas diferentes e, portanto, tentar obter um mel "puro" é quase impossível. Mas aqui está uma receita de mel de trevo caseiro.
Para começar, você precisará reunir seus ingredientes:
Você notará que existem alguns ingredientes opcionais incluídos. O alumínio é um ingrediente de panificação muito comum, mas algumas pessoas evitam seu uso. A receita do mel de trevo não muda realmente sem ele e muitas pessoas o omitem como ingrediente. As flores da erva daninha do fogo e as amoras serão discutidas mais tarde. Esta receita faz potes de 7 x 8 onças. Se você não vai doar o mel de trevo, certifique-se de seguir os procedimentos adequados para usar potes de conserva esterilizados para armazenamento mais longo e armazene tudo o que você fizer sob refrigeração. O tempo necessário para fazer isso é de aproximadamente 3 horas e 20 minutos.
Misture a água, o açúcar e o alume (opcional) em uma panela grande ou panela e ferva por 10 minutos. Em seguida, retire do fogo.
Coloque as flores na peneira, enxágue e escorra bem. Seque com toalhas de papel. Certifique-se de que não há folhas ou partes verdes na flor. Isso fará com que o mel saia com gosto selvagem ou gramíneo.
Misture os ingredientes com a mistura de água, mexa e deixe em infusão por 3 horas. O que é maceração? Embeber significa simplesmente deixar os ingredientes secos de molho. Isso permitirá que os sabores das flores sejam transferidos para a mistura líquida. Quanto mais tempo de maceração, mais sabor aparecerá. Como opção, você pode adicionar as amoras-pretas à mistura mergulhada; vai adicionar sabor e uma coloração maravilhosa ao mel de trevo.
Se você está planejando enlatar o mel de trevo, para armazenamento de longo prazo, você deve esterilizar seus potes de conservas durante este período de maceração.
Coe toda a mistura em sua gaze. Você vai querer ter certeza de que removeu a matéria vegetal. Qualquer resto de matéria vegetal pode suprir o crescimento de bactérias, causando uma deterioração precoce do mel de trevo. Se você usou amoras, você deve espremê-las enquanto estão na gaze para obter o máximo de seu sabor.
Deixe ferver novamente na panela grande. Em seguida, despeje o mel de trevo nos potes e feche aqueles que planeja armazenar.
É isso, uma receita que existe há mais de cem anos. Fácil para toda a família fazer e desfrutar juntos.