Como cuidar de chinchilas para animais de estimação?
Paulo Bruno Fernandes
• 5 min de leitura
As chinchilas são ótimos animais de estimação. Apenas acariciá-los é um prazer. Seu pelo é o mais macio do mundo - trinta vezes mais macio que o cabelo humano. Muitas chinchilas são gregárias e gostam de interagir com as pessoas, embora haja uma ampla gama de sociabilidade. Cada chinchila tem sua personalidade! Você precisa de alguns itens e alguns conhecimentos básicos para manter sua chinchila segura e saudável.
Gaiola A gaiola de sua chinchila deve ter pelo menos 61 centímetros de comprimento, 61 centímetros de largura e 46 centímetros de altura. Uma gaiola maior é ótima se você tiver espaço. As chinchilas são criaturas ativas e gostam de correr pelas paredes. Uma pequena gaiola de transporte para viagens também é útil. A gaiola deve ser feita de tela de arame galvanizado com piso de metal. Gaiolas de madeira e plástico podem ser perigosas! As chinchilas mastigam e podem morrer ao ingerir pedaços de plástico ou madeira tratada.
COLOCAÇÃO DA Gaiola As chinchilas não podem suar, então suas gaiolas devem ser mantidas em áreas frescas. A temperatura ambiente nunca deve ser superior a 80°Fahrenheit e o ar deve circular livremente. O superaquecimento pode ser fatal. Se sua chinchila estiver letárgica e as veias em suas orelhas forem proeminentes, leve-a para uma área mais fria imediatamente! Um pequeno ventilador também ajudará a baixar a temperatura da chinchila para um nível seguro. O pelo de chinchila, como a penugem de ganso ou o subpêlo de alguns cães, retém o calor prendendo o ar quente próximo à pele. É por isso que os casacos de pele e os edredons de penas são mais quentes do que outros. A brisa do ventilador agita o pelo da chinchila e puxa o ar quente de seu corpo, o que tem um efeito refrescante.
As chinchilas se assustam facilmente com movimentos repentinos e ruídos altos. Eles geralmente ficam mais felizes quando a gaiola é colocada contra uma parede ou mesmo em um canto.
PRATOS PARA ALIMENTOS E GARRAFAS DE ÁGUA Algumas gaiolas vêm com pratos de comida e garrafas de água. O prato de comida de chinchila não precisa ser grande, mas deve ser de um material que não possa ser mastigado (não é de plástico!). Ele deve ser preso na lateral da gaiola ou muito pesado para que sua chinchila o mova ou tombe. As garrafas de água devem ser presas do lado de fora da gaiola. Deve haver uma proteção de metal entre a gaiola e a garrafa, para que a chinchila não possa mastigá-la. Certifique-se de que a ponta está limpa e troque a água diariamente.
MASTIGANDO BRINQUEDOS As chinchilas precisam mastigar! Seus dentes nunca param de crescer, então eles têm que ser desgastados pela mastigação. Um bloco de madeira de pinho não tratada com cerca de 20 centímetros de comprimento é o melhor brinquedo para mastigar. Videira, salgueiro, amoreira, pêra e choupo também são seguros. Blocos de pedra-pomes também são bons brinquedos para mastigar. Nunca dê a uma chinchila um brinquedo que tenha sido pintado, manchado ou quimicamente tratado de alguma forma. O cedro vermelho e as madeiras cítricas têm uma resina tóxica para as chinchilas.
BANHO DE PÓ Chinchilas selvagens rolam na poeira para se limpar, e fornecer um banho de poeira é a melhor maneira de cuidar de uma chinchila de estimação. Use uma lata rasa de metal cheia de uma polegada de areia sepiolita. Deixe o banho de poeira na gaiola por quinze ou vinte minutos, e a chinchila vai rolar e se limpar. As chinchilas devem tomar banho duas ou três vezes por semana. Não tente dar um banho de água em uma chinchila. Seu pelo é extremamente grosso e não seca facilmente, o que os torna vulneráveis aos fungos da pele. A pele da chinchila é tão densa que pulgas e outros parasitas de pele não conseguem sobreviver nela. Eles crescem 50 ou mais fios de cada folículo piloso (os humanos crescem em cabelo por folículo), com uma média de mais de 20.000 fios de cabelo por centímetro quadrado.
ALIMENTAÇÃO Algumas folhas de jornal no fundo da gaiola são suficientes e fáceis de substituir todos os dias. Se você optar por usar roupa de cama macia, aparas de pinho secas em estufa são aceitáveis. A roupa de cama de cedro vermelho contém fenóis, que são tóxicos para as chinchilas, por isso nunca deve ser usada. A roupa de cama deve ser trocada pelo menos uma vez por semana.
ALIMENTOS O sistema digestivo de uma chinchila é delicado, então é melhor ficar com uma marca de ração peletizada especialmente formulada para ela. Pelotas de coelho não são um substituto adequado. As chinchilas também precisam de feno diariamente. Deve estar livre de poeira e cheirar adocicado. Alimente um timóteo se as pelotas forem à base de alfafa ou um feno de alfafa se as pelotas forem à base de alfafa. Guloseimas raras são aceitáveis - nunca mais de uma vez por dia ou em grandes quantidades. As chinchilas apreciam uma passa ou uma Cheerio.
EXERCÍCIO Uma chinchila fará uma pista de corrida pelas laterais de sua gaiola. Algumas prateleiras ou poleiros de madeira darão a ele a chance de pular de um para o outro. A maioria das rodas de exercícios não é segura para chinchilas. Lembre-se de que as chinchilas são animais noturnos. Eles farão a maior parte de sua corrida à noite.
Cuidado:
Nunca agarre ou agarre sua chinchila - especialmente seu rabo! As chinchilas soltam pedaços de pelo para escapar dos predadores? garras ou dentes na natureza, e eles farão a mesma coisa se você os assustar com um toque inesperado.
Dicas rápidas:
Você pode usar um ventilador portátil para manter o ar circulando de forma que sua chinchila fique confortável - e saudável! - frio durante o tempo quente.