Adicionar um piso laminado à sua casa é uma maneira infalível de dar nova vida a um piso antigo. A madeira laminada fica bem em qualquer ambiente e pode ser fácil de manter. O laminado protegerá a madeira do pó e da umidade, e fará com que pareça sempre brilhante. Você pode até instalar piso laminado de madeira sobre o piso existente, como linóleo, madeira, concreto e praticamente qualquer coisa, exceto carpete.
No entanto, a instalação de piso de madeira laminada exigirá alguns cortes, especialmente se você tiver pisos medidos de forma desigual ou se tiver paredes com formatos irregulares.
Esquematize seu piso de madeira. Normalmente, você precisará fazer cortes no piso de madeira laminado para placas situadas em partes próximas a paredes irregulares ou se precisar reduzir a largura para caber. A instalação de piso de madeira geralmente envolve estas etapas:
Aclimate seu piso de madeira laminada por pelo menos 48 horas dentro da sala em que irá instalá-lo. Isso permitirá a expansão ou contração dependendo das condições da sala.
Limpe todos os móveis e acabamentos do rodapé, de forma que você tenha um piso livre e acessível.
Organize suas placas para determinar o posicionamento e o alinhamento. Isso lhe dará a chance de ajustar a largura e também de determinar quais peças precisam ser cortadas. Você precisará colocar um bloco de 0,60 cm para fornecer distância das laterais à parede. Isso dará uma tolerância para o acabamento do rodapé.
Lembre-se de começar a colocar tábuas em um canto da casa ou cômodo mais distante da porta.
Depois de determinar quais placas cortar, você precisará preparar suas ferramentas de marcação e corte.
As linhas requerem mais finas
Meça os cortes necessários. Normalmente, você precisará cortar se tiver paredes que não estejam situadas em ângulos retos ou se as últimas fileiras exigirem placas mais finas ou mais curtas. Marque-os com um lápis na parte de trás do quadro.
Faça um corte. Dependendo do tamanho do corte, você precisará usar diferentes tipos de serras. Para cortes pequenos e retos, você pode usar uma serra de esquadria. Para formas irregulares, use um quebra-cabeças. Para cortes maiores, como um comprimento inteiro da placa, você precisará de uma serra de mesa. Uma serra circular pode ser útil para cortar larguras.
Lado decorativo
Ao cortar, você pode colocar fita adesiva no lado laminado para evitar que se lasque. Ao usar uma serra manual, corte as tábuas com o lado decorativo para cima. Se você estiver usando uma serra elétrica, corte com a parte de baixo para cima.
Instale as placas. Quando estiver pronto para instalar as placas, você precisará começar a colar as placas no canto mais distante da parede. Em seguida, você precisará alinhar as placas usando a primeira linha como guia.
Algumas dicas de segurança:
Lembre-se de usar equipamentos de segurança ao trabalhar com ferramentas elétricas e serras. Use óculos de proteção e máscaras para evitar que a poeira entre em seus olhos e pulmões. Use luvas de segurança para evitar entalhes e cortes.