Estuque ou reboco é um aglutinante comumente usado em paredes e tetos decorativos. O estuque é freqüentemente usado para encobrir superfícies pouco atraentes, como blocos de adobe ou concreto. A composição mais comum do estuque é uma mistura de areia, cimento, água e cal. Outros fabricantes induzem fibras e acrílicos para tornar o estuque mais flexível e resistente.
Com o tempo, o estuque pode mostrar evidências de rachaduras. Não entrar em pânico. Como o estuque é usado mais para fins decorativos do que para adicionar um suporte significativo em sua casa, você pode facilmente atrasar o reparo das rachaduras.
Ao primeiro sinal de uma rachadura, verifique toda a área para outras rachaduras ou buracos visíveis. Agora é o melhor momento para inspecionar a área para que você possa realizar os reparos necessários ao mesmo tempo.
Cor de estuque natural
Inspecione a cor do estuque. Como o estuque pode adicionar um aspecto rústico ou vintage à área, a cor pode variar com o tempo. A cor do estuque natural tende a mudar com o passar do tempo. Para estuques pintados, a tarefa será mais fácil para você. Leve uma pequena porção do estuque natural ao seu fornecedor preferido para descobrir a combinação exata para o seu remendo. Às vezes, a combinação de cores pode ser extremamente difícil, considere pintar toda a área com uma tinta semelhante.
Calafetar é um selante que pode ser usado para fechar as lacunas em seu estuque. Prepare um pouco de calafetar para que você possa preencher as rachaduras e buracos. Caulk está disponível na maioria das lojas de ferragens. Pergunte sobre a aplicação adequada da calafetagem comprada, pois o processo pode ser diferente dependendo da marca específica. Existem calafetar que são fabricados especificamente para remendar estuques. Informe-se sobre isso para que você possa comprar este tipo em vez de uma calafetagem normal.
Aplique a calafetagem nas áreas que precisam desse remendo. Você tem que passar por todas as rachaduras e buracos para repará-los adequadamente. Use uma lixa para lixar cuidadosamente a área para um acabamento liso e uniforme.
Comece a aplicar
Você pode usar um cinzel, um trenó e um martelo para remover as sobras de estuque antes de começar a aplicar a calafetagem de estuque. Limpe a área para que você possa aplicar os recheios com mais eficiência. Depois de limpar a área, você pode começar a misturar o estuque.
Lembre-se de se proteger de queimaduras significativas, pois o teor de cal do estuque pode queimar sua pele. Use equipamentos adequados, como luvas de mão, macacão e óculos de proteção.
Prepare a mistura de estuque. A proporção de cimento para alvenaria e areia limpa deve ser 2: 7. Adicione água para que a mistura mantenha a forma. Aplique água na área onde pretende reparar. A camada de base deve ser aplicada a pelo menos um quarto de polegada ao redor da área danificada. Deixe a demão de base por pelo menos dois dias antes de aplicar a segunda demão.
Revestimento de acabamento composto
Remova as áreas altas ou irregulares arrastando uma placa para frente e para trás na superfície. Use um flutuador de madeira para alisar a área. Aguarde mais dois dias para que a segunda demão seque. A demão de acabamento composta de cimento para alvenaria e areia misturada com ração 5: 7 deve ser aplicada com textura cremosa.
Se você pretende usar tinta para revestir a área, selecione uma tinta correspondente para ocultar o reparo. Se você tem medo de manusear uma decoração de estuque antigo em sua casa, chame um profissional para evitar maiores danos.