Vitrificar seus móveis de madeira é a melhor maneira de dar-lhes um novo visual, profundidade e caráter, seja um móvel antigo, sem brilho ou inacabado. Vitrificar sua própria mobília é certamente uma coisa divertida e gratificante de se fazer. No entanto, você pode considerar praticar primeiro com madeiras do mesmo tipo que seus móveis, para ter uma ideia dos traços, espessura e aparência certos que deseja para seus móveis. Um esmalte pode ser usado como acabamento de qualquer item de madeira ou como melhorador de cor e iluminador se adicionado com tinta ou matizes. Abaixo estão algumas sugestões sobre como aplicar esmalte em móveis de madeira.
Decida sobre a nova aparência de seus móveis. Você pode querer uma aparência rústica ou envelhecida para seus móveis ou talvez apenas uma cor profunda e desigual para um estilo único. Seja o que for que você queira como mudança, decida-o agora para que possa planejar os materiais que vai comprar. Observe a superfície de acabamento do móvel - é à base de óleo ou látex para que você possa comprar o tipo certo de esmalte. Também ajudará na sua tomada de decisão se você tentar procurar acabamento para madeira esmaltada em revistas e na Internet.
Compre seus materiais. Visite as lojas de ferragens ou faça você mesmo (faça você mesmo) em sua cidade para obter seus materiais. Normalmente, você precisará de uma lixa de grão grosso entre os números 100 e 120 ou lã de aço; esmalte à base de óleo ou à base de água; matizes de cor de sua escolha (opcional); aplicador de esmalte - escova / esponja / pulverizador / pano; acabamento com soprador (opcional) - forneça polimento ou verniz.
Pratique sua habilidade de aplicação de esmalte (opcional). Qualquer que seja o estilo de aplicação que você escolher - esfregar, esfregar ou escovar, pratique primeiro com uma madeira semelhante à que você vai trabalhar para ver o efeito de sua técnica de envidraçamento e praticar sua habilidade de alimentar.
Comece a trabalhar na mobília. Para começar com seu trabalho real, raspe a superfície de qualquer revestimento de acabamento para que o esmalte segure. Certifique-se de que a superfície está bem raspada e lisa. Superfície áspera emaranhada o esmalte para que o borrão seja perceptível. Depois que a tinta velha ou o revestimento de acabamento forem raspados, limpe a superfície com um pano e tente passar uma linha / tira de náilon sobre ela para garantir que a superfície esteja realmente lisa. O seu lixamento também depende do aspecto que deseja como acabamento - rústico ou envelhecido. Portanto, quanto mais você lixa, mais rústico obtém o efeito. A essa altura, seus móveis estão prontos para serem envidraçados. Se você quiser adicionar matizes à sua mistura de esmalte para adicionar profundidade e cor, você pode fazê-lo. Tente trabalhar em uma única camada em uma parte menos perceptível da mobília em que você está trabalhando para testar o resultado. Caso contrário, basta aplicar o esmalte generosamente em toda a superfície do móvel. Seque ao ar até que a cor fique opaca ou use um soprador para fazer o trabalho mais rápido. Não deixe o esmalte secar completamente - uma vez que o a cor fica opaca, limpe-a com um pano macio. Se no caso de o esmalte ficar difícil de limpar, coloque um pouco de solvente no pano e limpe em uma direção plana, passando pelas fendas, sob as saliências e ao longo das bordas e em todas as áreas onde a poeira naturalmente se instala para criar uma aparência envelhecida. seus móveis.
Coloque efeitos adicionais. Você pode criar um grânulo ou grão artificial na superfície com ferramentas de granulação projetadas para essa finalidade. Você pode erguê-lo ou acolchoá-lo até a superfície. Deixe o móvel secar completamente e, em seguida, aplique uma camada de acabamento para maior durabilidade e brilho adicional.
Seus móveis de madeira agora estão novos e prontos para uso. Que você goste de fazer o trabalho. Boa sorte!