À medida que o mundo se torna mais cauteloso em termos ambientais, muitas pessoas estão tomando medidas para garantir que estão fazendo o máximo que podem para melhorar as condições da Terra. Isso inclui reciclar, usar transporte público e não comprar produtos que prejudiquem o meio ambiente. Outra forma de as pessoas mostrarem sua consciência ambiental é comprando móveis ecológicos. Infelizmente, esse tipo de mobília é difícil de encontrar e pode ser caro. Felizmente, muitas pessoas podem fazer seus próprios móveis ecológicos sem gastar quase tanto dinheiro. Este artigo fornece as etapas e dicas necessárias para fazer móveis ecológicos.
O primeiro passo para fazer móveis ecológicos é selecionar o tipo de madeira adequado para a base de seus móveis. Ao escolher madeira ecologicamente correta, você deve procurar madeira que está sendo enviada de um local sustentável. Locais sustentáveis são aqueles onde a empresa madeireira planta uma nova árvore para cada árvore que desenterra. A maioria das fábricas e depósitos de madeira será capaz de dizer qual madeira veio de uma floresta sustentável. Você também pode comprar alguma madeira reciclada que já foi usada, mas não está danificada.
Selecione decoração ambientalmente segura
Depois de selecionar a madeira certa, o próximo passo para fazer móveis ecológicos é escolher tecidos ecológicos. Em primeiro lugar, você deve selecionar tecidos vintage que sejam reciclados ou que possam ser reciclados. Outros tecidos, como tecido à base de bambu ou algodão, também são boas opções porque quase sempre vêm de locais sustentáveis. O próximo passo para fazer móveis ecológicos é selecionar produtos de decoração e vedação ambientalmente seguros. Muitas tintas, manchas, acabamentos de madeira, e as colas são elaboradas com compostos orgânicos bastante prejudiciais ao meio ambiente. Ao construir uma peça de mobiliário ecológico, você deve procurar produtos que se gabam de serem uma versão ecológica dos produtos mais agressivos.
Depois que todos os suprimentos forem coletados, a próxima etapa para fazer móveis ecológicos é entender como usar esses produtos. Produtos ambientalmente corretos geralmente são ligeiramente diferentes da versão não ecológica, o que causa diferenças em seu uso. Por exemplo, tintas e pigmentos ambientalmente seguros podem ter requisitos de secagem diferentes de suas contrapartes perigosas. Além disso, alguns tecidos verdes, como o cânhamo, tendem a encolher, a menos que sejam pré-lavados.
Depois que todos os suprimentos forem coletados e você entender como usá-los, a próxima etapa para fazer móveis ecológicos é construí-los. O processo real de construção de móveis ecológicos é muito semelhante ao de construção de móveis tradicionais. Alguns ambientalistas optam por construir seus móveis sem o uso de ferramentas elétricas ou maquinários pesados, que podem consumir muita energia.