O seu abastecimento de água local pode ser macio ou duro e cada um tem seus pontos "bons" e "ruins". A água dura tem uma porcentagem maior de minerais, como magnésio, cálcio, sulfatos, carbonatos, etc. Embora a água dura seja recomendada para beber ou regar o jardim por causa do conteúdo mineral, não é tão boa se você usá-la para limpeza, lavar ou tomar banho. Para usar água dura para os últimos fins, é possível remover ou reduzir o fator de 'dureza', e existem várias maneiras de fazer isso. Normalmente, você precisará usar amaciantes de água de diferentes tipos, de acordo com suas necessidades e o tipo de água dura que você obtém.
Passo 1
Amaciantes químicos. Compostos químicos como bórax ou carbonato de sódio (carbonato de sódio) são recomendados para amaciar a água dura. Outros produtos químicos que podem ser usados são compostos de fosfato. O primeiro se mistura e forma um precipitado branco insolúvel com os íons de cálcio ou magnésio naturalmente presentes na água. Você pode filtrar e remover esses precipitados antes de usar a água. A desvantagem é que o conteúdo alcalino da água aumenta quando se usa carbonato de sódio ou bórax, o que pode ser prejudicial à pele ou às superfícies e utensílios de limpeza. Por outro lado, os fosfatos simplesmente neutralizam os íons livres e não formam precipitados, e a alcalinidade também permanece inalterada.
Passo 2
Sistemas de troca iônica. Estes são sistemas mecânicos que podem ser conectados ao abastecimento principal de água. Eles irão trabalhar na remoção dos íons livres de cálcio e magnésio encontrados na água dura e torná-la segura para qualquer tipo de uso. Eles também são preferíveis ao uso de fixadores químicos, uma vez que o processo é automático assim que o sistema é ligado, embora você possa precisar fazer algumas manutenções e substituições periódicas para manter o sistema funcionando.
Os sistemas de troca iônica funcionam da seguinte maneira:
A água da rede elétrica passará por um recipiente cheio de contas de prata de plástico ou resina revestidas com grandes quantidades de sódio.
Os íons de cálcio e magnésio livres são capturados pelos grânulos conforme a água passa por eles e o sódio livre é liberado na água.
As contas ficarão saturadas com cálcio e magnésio ao longo de um período de tempo e precisarão ser substituídas por contas novas ou tratadas com uma solução forte de sal para eliminar o cálcio e o magnésio.
A desvantagem dos sistemas de troca iônica é a quantidade de sódio aumentada que vai para o abastecimento de água e não é recomendada para pessoas com problemas cardiovasculares ou outros problemas de saúde. Muito sódio também não é bom para pessoas normais e saudáveis. A solução para isso poderia ser fazer com que a água usada para cozinhar e beber evitasse o processo de troca iônica.
Adicionando filtros de água. Outro método para tratar a água dura é instalar filtros de água, diretamente nas torneiras ou no sistema de encanamento. Diferentes tipos de filtros funcionam de maneira diferente na neutralização dos íons de cálcio e magnésio livres e também ajudam a manter as bactérias e outros materiais tóxicos longe de sua água potável.
Faz sentido tratar apenas a água dura que vai usar para fins de limpeza e lavagem. A água dura normalmente não tem efeitos prejudiciais quando usada para beber, cozinhar ou mesmo regar o jardim. Embora a água macia seja ótima para ensaboar e limpar, ela não é recomendada para beber ou cozinhar, portanto, ter um suprimento de água dura em sua casa pode não ser uma coisa ruim.