A maioria das pias são verticais, o que significa que são sustentadas por suportes do solo. A única desvantagem desses tipos de pias é que eles tendem a ocupar muito espaço. Se você está procurando maximizar o espaço e melhorar a aparência do seu banheiro, convém considerar a instalação da pia na parede, também conhecida como pia de parede. Os procedimentos de instalação são bastante simples e você realmente não precisa ser um encanador ou empreiteiro experiente para fazê-lo. Desde que a parede onde você deseja montar a pia tenha o suporte necessário para suportar o peso e travar o suporte da pia, você não terá dificuldade em realizar este projeto. Dito isso, aqui estão os procedimentos envolvidos na instalação.
Marque a área. Determine a área onde deseja que a pia seja montada e marque-a. Você pode usar um lápis para fazer isso. Feito isso, pegue o suporte de montagem que veio com sua pia e posicione-o nessa área específica. Certifique-se de que está nivelado usando um nível de torpedo. Depois de nivelado corretamente, alinhe o suporte no orifício e marque os orifícios para o suporte na parede.
Monte-o. Com a parede devidamente marcada, pegue uma furadeira com uma broca do mesmo diâmetro dos parafusos ou pernos e faça os furos piloto. Feito isso, faça os furos com base na profundidade indicada no manual do fabricante da pia. Assim que todos os orifícios forem perfurados, lave o suporte na parede e aparafuse-o na parede através dos orifícios de montagem que você fez. Aperte os parafusos o melhor que puder.
Monte a pia. A pia virá com mangueiras de alimentação de conexão, a torneira e o flange de drenagem. Por enquanto, monte apenas a torneira e as mangueiras de abastecimento. Você pode usar as travas do canal para conectar as mangueiras. Quando a torneira e as mangueiras estiverem prontas, prossiga com a montagem do flange de drenagem. Aplique massa na borda do flange de drenagem e trave-a no lugar. Novamente, consulte o manual para obter instruções sobre isso.
Monte a pia. Com o suporte já montado, para montar a pia, basta pendurá-lo no suporte. A pia deve deslizar suavemente para o suporte. Novamente, use o nível de torpedo para nivelar a pia.
Conecte o fornecimento. Com a pia já instalada, agora você pode conectar a outra extremidade das mangueiras de abastecimento às linhas de abastecimento de água na parede. Por enquanto, evite testar até que o tubo de drenagem esteja no lugar.
Instale o tubo de drenagem. O P-trap deve vir com a pia também. Conecte uma extremidade ao tubo de drenagem instalado na parede. A outra extremidade deve ser conectada à cauda diretamente sob a pia. A armadilha P deve travar facilmente no lugar; você faria bem em embrulhar a conexão com fita adesiva ou calafetagem de silicone para uma vedação mais eficaz.
A última parte do projeto será uma simples aplicação de calafetagem ao longo da parte posterior da pia, que é rebocada na parede. Aplique uma pequena quantidade e trabalhe com o dedo. Deixe a calafetagem secar e teste a pia. Aplique calafetagem ou fita de encanador em qualquer vazamento na conexão.