A proteção contra falhas de aterramento é essencial na instalação de componentes elétricos para nossa segurança. O principal componente da proteção contra falha de aterramento é o interruptor de circuito de falha de aterramento ou GFCI. Este dispositivo se tornou um salva-vidas fenomenal em mais de cinco sextos dos cerca de 400 acidentes elétricos que ocorrem anualmente. É muito acessível que você possa precisar instalar um na fiação elétrica de sua casa. A configuração e manutenção adequadas dos dispositivos GFCI salvou inúmeras pessoas de choques e latentes em todo o país.
Interrupção rápida de energia fornecida
Para entender a funcionalidade do dispositivo em nossas casas, o GFCI monitora o circuito da eletricidade. Em qualquer caso, um fluxo anormal de corrente é detectado; o GFCI desconecta automaticamente todo o sistema elétrico da fonte em menos de um milissegundo. O fluxo anormal de corrente inclui eletrocussões, terremotos, surtos elétricos, relâmpagos, etc. Qualquer causa que possa ser identificada, que reduz drasticamente ou elimina totalmente a possibilidade de choque fatal ou acender um incêndio elétrico. Assim, a rápida interrupção de energia fornecida pelo dispositivo não só salva vidas, mas também tragédias de incêndio.
Eletrocussões acontecem quando você expõe qualquer parte do corpo ao terminal ativo e alguma outra parte do corpo fornece um caminho para a corrente elétrica até o solo. Da mesma forma, é assim que funciona a proteção de falta à terra. O dispositivo cria uma conexão elétrica entre a fonte e o aterramento, conhecida como "falha de aterramento". Em caso de incêndios, terremotos ou quaisquer incidentes com danos elétricos, as falhas de aterramento entram em ação para correntes de vazamento, dando à eletricidade um caminho mais seguro direto para o solo sem causar danos ao longo do caminho. O GFCI fornece uma "rota de fuga segura" para correntes elétricas perigosas que devastam propriedades ou colocam vidas humanas em perigo. Em vez de conduzir o choque elétrico pelo corpo, o mecanismo GFCI força a corrente a percorrer um caminho alternativo em direção ao solo.
As proteções de falha de aterramento oferecem segurança
A fabricação do GFCI tem como foco principal a segurança das pessoas contra eletrocussões mortais. Além desse recurso, ele também distingue faltas à terra. Falhas de aterramento por terremoto ou perturbação de construção podem causar incêndios elétricos. Nestes eventos possíveis, as proteções de falta à terra oferecem segurança ao desconectar o fluxo elétrico.
Você pode considerar um eletricista qualificado para instalar o disjuntor e o GFCI do tipo receptáculo em sua casa. No entanto, você pode instalar o tipo receptáculo se tiver conhecimentos básicos sobre instalações e práticas de fiação elétrica. Você deve observar os manuais ao adquirir o dispositivo de proteção contra falhas de aterramento. Em caso de dúvida, não hesite em consultar um eletricista qualificado. Instale-o com o interruptor de alimentação principal desligado.
Para garantir a segurança e proteção, você pode considerar verificar todos os GFCIs todos os meses. Certifique-se de que eles estão funcionando bem e são capazes de protegê-lo contra eletrocussão.
É altamente recomendável que todos os proprietários de residências tenham GFCIs instalados. Para segurança definitiva, os disjuntores devem ser integrados em vários segmentos das casas depiladas e remover o disjuntor antigo. Caso esteja usando o tipo de fusível tradicional, você tem a opção de instalar o receptáculo ou GFCIs do tipo portátil para proteção adicional.