Como criar um esquema de cores monocromáticas em uma sala?
Dr. Emanuel Gustavo Zaragoça F
• 3 min de leitura
Se você está planejando redecorar um pouco a casa, uma das maneiras melhores e mais eficientes de fazer isso é fazer um cômodo de cada vez. Isso não apenas ajudará você a controlar melhor seu orçamento, mas também a decidir sobre um ponto de partida para o restante do projeto de sua casa. Decidir um esquema de cores é uma das primeiras coisas que você precisa fazer, mas o bom é que esta também é uma das mais divertidas. Um esquema monocromático é um dos estilos de cor mais populares que você pode usar, e aqui estão algumas diretrizes para aumentar a vantagem desse visual clássico:
Saiba o que é um esquema de cores monocromático. Um esquema monocromático refere - se ao uso de apenas uma cor - mas em matizes e tons variados - na decoração de um quarto. Este esquema de cores dá uma sensação de elegância de bom gosto, e você dificilmente pode dar errado com um design monocromático. É muito importante, porém, que o interesse adicionado seja colocado estrategicamente em toda a sala porque um esquema monocromático tende a ser enfadonho se não for bem planejado.
Determine a cor que você usará. Lembre-se de que uma cor será usada como o fundo principal da sala, por isso é importante que você escolha bem a cor. Não tem de ser a sua cor preferida: o mais importante é ter em consideração o estado de espírito que a sua cor escolhida transmite. Por exemplo, o azul promove relaxamento e calma; laranja promove energia; e o creme transmite uma sensação de pureza. É recomendado que você use uma cor principal que não seja muito ousada e possa funcionar como neutra: cores muito ousadas podem ser muito cansativas para os olhos depois de um tempo.
Use a cor principal na maior área de superfície. Pense na cor principal que você usará (o tom exato, o matiz e o valor) e, em seguida, use-a como trampolim para o design da sala inteira. Use esta cor principal na maior área de superfície de sua sala, como as paredes. Em seguida, escolha uma cor semelhante, mas em tons variados para complementar esta cor principal.
Use texturas diferentes. Para dar maior interesse ao seu quarto, certifique-se de integrar texturas variadas nos itens que você usa. Com o pano de fundo liso e sólido de suas paredes, por exemplo, as superfícies de um sofá de couro macio, um tapete afegão e uma mesa de carvalho ajudarão a dar um apelo adicional ao design.
Determine uma cor de destaque. Para dar mais vida ao seu quarto, integre uma tonalidade viva com a mesma intensidade da sua cor principal e complementar a ela (por exemplo: amarelo canário a um esquema de cores azul claro). Use essa cor de destaque em pequenas quantidades e em várias áreas da sala. Uma alternativa para uma cor complementar é usar uma cor análoga (como azul e verde, laranja e vermelho, etc.) como acento.
Aí está! Estas são apenas algumas das diretrizes para a criação de um esquema de cores monocromático em sua sala. Como com qualquer outro tipo de esquema de cores, é muito importante planejar os pequenos detalhes; com essas diretrizes, espero que você se divirta mais com o planejamento! Boa sorte e espero que tenha ajudado!