A gravação de designs artísticos em superfícies de vidro não é algo moderno. Gravura em vidro tem sido praticada há décadas, não muito longo, depois de vidro foi inventado. Algumas pessoas fazem isso pela arte ou por hobby. Alguns outros ganham o pão de cada dia através da gravação em vidro. Vários métodos foram desenvolvidos para gravar um desenho em uma superfície de vidro. Alguns métodos requerem calor. Outros requerem fricção. Alguns requerem processos químicos. Praticamente qualquer desenho pode ser gravado em letras de vidro, imagens, desenhos, padrões, formas e assim por diante. Este artigo descreverá de uma maneira geral o método mais antigo de gravação de vidro: por fricção.
Encontre um objeto de vidro adequado para trabalhar. Você pode usar uma placa de vidro grosso, um copo de vidro ou um vaso. Você pode até gravar em espelhos, vidraças ou algum outro objeto que gostaria de embelezar com um desenho gravado. Certifique-se apenas de que é feito de vidro.
Prepare seu modelo de design, estêncil ou padrão. Esta é a imagem original que você deseja transferir para a superfície de vidro. Se possível, cole o padrão atrás da superfície do vidro para que você possa ver o padrão através do vidro. Ou, se você não tiver um padrão, pode desenhar seu desenho à mão diretamente na superfície do vidro.
Limpe o vidro. É importante que seu padrão seja imóvel e que a superfície de vidro esteja livre de poeira e sujeira.
Usando um giz de cera ou caneta hidrocor, trace o padrão na superfície do vidro. Você pode começar a traçar os contornos primeiro. Uma vez que o desenho foi desenhado no vidro, você está pronto para moer através do vidro.
Prenda seu objeto de vidro na mesa de trabalho para que ele não derrape ao aplicar o esmeril ou a broca. Você pode usar uma braçadeira para manter o objeto de vidro estável ou colocá-lo em um tapete de borracha.
T est sua broca primeira ou sua ferramenta rotativa e configurá-lo para uma velocidade que não é nem muito rápido nem muito lento. Encontre a velocidade que seja confortável o suficiente, mas rápida o suficiente, sem desequilibrar a furadeira.
Em seguida, comece a gravar o desenho no vidro. Evite empurrar a broca com força na superfície, ou você pode rachar, quebrar ou estilhaçar o vidro. Mantenha um pano úmido ou pano à mão e use-o para limpar a poeira de vidro. Evite que o pó do vidro entre em contato com os olhos. Limpe a superfície com um pano úmido de vez em quando.
Para obter várias larguras de linha e outros efeitos, use uma ferramenta rotativa com diferentes tamanhos de broca diamantada.
Sempre certifique-se de usar equipamento de proteção que cubra seus olhos, nariz e boca. Você também pode usar uma cobertura protetora para seus ouvidos, especialmente se o ruído da furadeira ou ferramenta rotativa for insuportável.
A gravação de um padrão ou desenho artístico em uma superfície de vidro requer não apenas as ferramentas certas, mas também a execução cuidadosa do processo. O vidro pode ser um material duro, mas também é fácil de quebrar. Portanto, é importante que você o grave com cuidado.