Armários de cozinha de linóleo são mais complicados de manusear do que armários feitos inteiramente de madeira. São escorregadias o que torna um pouco difícil a aderência da tinta. Seguir o procedimento correto no manuseio deste tipo de gabinete, entretanto, pode resolver este problema. Veja como você repõe corretamente os armários de linóleo da cozinha:
Reúna os materiais. Você precisa de trapos, jornais ou um pano, um limpador desengordurante, lixas de grão médio e fino, um primer, um rolo de espuma, um pincel, uma tinta látex interior e uretano para esta atividade. Se você estiver repintando muitos armários de linóleo para cozinha, opte por usar uma lixadeira de palma como tampão, em vez de lixas para tornar o lixamento mais rápido. Você pode comprar lixadeiras de palma em lojas de materiais de construção. Além disso, você deve ter martelos, pregos e outras ferramentas de reparo à mão, caso precise fazer pequenos reparos em seus gabinetes.
Prepare os armários da cozinha. Retire todos os objetos de dentro de seus armários de linóleo e coloque-os de lado. Em seguida, remova os armários e suas prateleiras das dobradiças e limpe-os com um pano e um limpador desengordurante. Certifique-se de obter toda a poeira e óleo acumulados em seus gabinetes. Enxágue os armários e as prateleiras com um pano umedecido em água e deixe secar. Quando os armários e as prateleiras secarem, inspecione-os para ver se há algum reparo de que necessitem. Conserte os danos encontrados para prepará-los para o lixamento.
Lixe os armários da cozinha. Coloque jornais ou um pano sobre a superfície onde vai lixar os armários. O lixamento é uma etapa importante no retoque de gabinetes de linóleo. Ele não uniformiza apenas a superfície de seus gabinetes; também faz com que o primer adira melhor à superfície lisa do gabinete. Lixe os armários da cozinha com a lixa de grão médio primeiro para remover as partículas duras que se formaram nos seus armários, seguido pela lixa de grão fino para alisar as superfícies dos armários. Remova todas as aparas dos armários com um pano úmido.
Prepare os armários da cozinha. Aplicar primer em seus armários de cozinha de linóleo torna a pintura mais fácil. Por isso, você não deve deixar de lado esta etapa no retoque de armários de linóleo para cozinha. Mergulhe um pincel em um primer e espalhe nas bordas dos armários e outras áreas de difícil acesso com rolo de pintura. Em seguida, use um rolo de pintura para aplicar o primer nos gabinetes. Usar um rolo em vez de um pincel na pintura torna a pintura suave devido à ausência de pinceladas. Seque os gabinetes com ar. Se a tinta velha dos gabinetes ainda estiver visível sob o primer, aplique outra camada de primer nos gabinetes.
Pinte e sele os armários da cozinha. Pinte os armários com tinta látex para interior. Novamente, use um pincel primeiro para espalhar uma camada de tinta nas áreas de difícil acesso dos armários. Siga esta etapa aplicando tinta nos gabinetes com um rolo de pintura para eliminar a presença de pinceladas. Deixe a tinta secar. Quando a tinta secar, inspecione os gabinetes para ver se há marcas de gotejamento. Alise-os lixando-os levemente com uma lixa de grão fino. Aplique outra demão de tinta, se desejar. Para selar a tinta, coloque uma camada de uretano em cima da tinta com um pincel. Deixe o selo curar por cerca de uma semana. Retorne os armários e estantes em seus lugares após a selagem.
Se o seu objetivo é criar um novo visual para sua cozinha, opte por renovar seus armários de cozinha, em vez de renovar toda a sua cozinha. Este procedimento por si só trará de volta o brilho da sua cozinha, fazendo com que ela pareça nova novamente. O acabamento também é mais barato do que a renovação, pois você só precisa se concentrar na restauração ou reforma de uma parte da cozinha, em vez de recriá-la inteira.