Os ladrilhos cerâmicos são duráveis por natureza, mas os proprietários irão descobrir que existem alguns problemas comuns com este material. As telhas podem quebrar com frequência e a argamassa eventualmente precisará ser substituída. Felizmente, os problemas com ladrilhos de cerâmica são na verdade muito fáceis de resolver, desde que o ladrilho tenha sido instalado depois de 1960. Se o seu ladrilho for anterior a 1960, pode ter sido colocado em uma base de alvenaria e você precisará de um empreiteiro para repará-lo.
- Verifique o estado da argamassa. O problema mais comum com ladrilhos de cerâmica é a argamassa danificada. Isso pode permitir que a água entre por baixo da telha, estragando a telha. Assim que você puder ver o dano, você deve recondicionar o ladrilho.
- Prepare-se para regenerar. Você precisará raspar a argamassa velha antes que a nova argamassa possa ser aplicada. Remova a argamassa velha raspando-a com um furador, faca ou ferramenta rotativa com uma broca apropriada. Em seguida, certifique-se de que as telhas lascadas ou quebradas sejam substituídas. Enxágue as juntas de argamassa.
- Avalie as placas cerâmicas. Quaisquer ladrilhos de cerâmica quebrados ou lascados que estiverem presentes precisarão ser substituídos antes que a nova argamassa possa ser aplicada.
- Remova as telhas quebradas. Depois de raspar a argamassa velha, quebre os ladrilhos individuais danificados em pequenos pedaços e remova os pedaços. Raspe qualquer adesivo remanescente do ladrilho antigo.
- Substitua as telhas quebradas. Certifique-se de que o novo ladrilho se ajusta ao espaço e prenda-o com adesivo. Certifique-se de que o ladrilho está bem colocado na parede, pressionando-o contra a parede e torcendo-o ligeiramente. Use fita adesiva para segurar o ladrilho no lugar por 24 horas até que o adesivo esteja seguro.
- Repare a argamassa danificada. Espalhe o rejunte sobre toda a superfície do ladrilho de cerâmica e todos os espaços entre eles usando uma talocha de rejunte de espuma ou uma esponja. Trabalhe bem a argamassa nas juntas e alise-a depois de endurecer ligeiramente. Certifique-se de limpar qualquer argamassa extra da superfície do ladrilho com uma esponja úmida.
- Verifique a argamassa seca. Depois que a argamassa seca, você pode descobrir que ela encolheu. Nesse caso, você terá que aplicar outra camada de rejunte.
Embora restaurar e reparar superfícies de ladrilhos de cerâmica não seja difícil nem caro, você verá que isso faz uma diferença considerável para melhorar a aparência de qualquer ambiente!