Como lixar até chegar a 'novos' armários de cozinha?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 3 min de leitura
Armários de cozinha velhos e descoloridos não são um caso perdido. Na verdade, eles são um tema perfeito para um projeto de repintura. Mas o retoque de armários de cozinha antigos envolve muito lixamento. E lixar, em geral, é um pouco trabalhoso, principalmente se você tiver muitos armários de cozinha grandes. Mas se o lixamento vai restaurar o antigo apelo dos seus armários de cozinha, por que não tentar? Veja como fazer isso.
Decida onde lixar. Como isso pode ser terrivelmente sujo, o lixamento deve ser feito fora de casa. Mas se não tiver espaço ao ar livre, pode fazê-lo no interior, desde que as portas e janelas estejam todas abertas.
Desmonte os armários da cozinha. Faça isso desparafusando as portas e todos os itens de hardware dos gabinetes. Certifique-se de manter os parafusos em um pequeno copo de plástico, para que você possa acessá-los facilmente mais tarde. Os acessórios de metal, como puxadores e alças, também devem ser mantidos corretamente.
Remova o acabamento antigo. Você precisa eliminar o máximo de acabamento antigo que puder antes de começar a lixar. Para isso, é necessário um removedor de verniz. Certifique-se de ler as instruções do fabricante e anotar todas as instruções especiais de remoção.
Inicie o procedimento. Comece a lixar os armários da cozinha assim que estiver pronto. Você pode escolher lixar manualmente ou usar uma lixadeira elétrica. Se você lixar manualmente, obtém mais controle da lixa e, portanto, do procedimento. Mas se você optar por usar uma lixadeira elétrica, poderá terminar o trabalho muito mais rápido. Portanto, decida o que você acha que é melhor para você. Em qualquer caso, você deve começar a lixar com lixa de grau médio. Concentre-se primeiro em uma parte, certificando-se de lixar ao longo do grão. Evite lixar com muita força para evitar o desbaste da madeira. Não se esqueça de usar luvas, óculos e máscara contra poeira para sua proteção.
Alcance os cantos e recantos. Lixar os buracos, cantos e pequenas áreas é muito fácil se você estiver lixando à mão. Mas se você estiver usando uma lixadeira elétrica, isso seria impossível. Portanto, desligue a lixadeira por um tempo e mude para o lixamento manual. Role a lixa ou coloque-a sobre um dedo e passe-a pelos cantos e buracos, aplicando uma pressão uniforme.
Limpe a poeira. Usando um pano de aderência, remova a poeira da superfície dos gabinetes. Certifique-se de remover o máximo de poeira possível. Você também pode usar um espanador e um pano úmido para isso.
Repita o lixamento. Desta vez, você precisa usar uma lixa mais fina. Melhor usar é 320-grit. Novamente, você pode escolher lixar manualmente ou usar uma lixadeira elétrica. Seguindo a granulação, lixe a superfície com pressão leve, mas uniforme. Ao contrário do lixamento inicial, em que seu objetivo é remover a fibra de madeira superior, é necessário obter uma superfície de madeira lisa durante o lixamento final.
Limpe a superfície mais uma vez. Novamente, você precisa remover o pó de madeira dos gabinetes. Como você deve aplicar acabamento depois disso, é necessário limpar completamente a superfície. Se você não fizer isso, a poeira restante pode ficar visível no acabamento.
Após o lixamento, você pode manchar ou pintar os armários da cozinha e fazê-los parecer novos novamente. Mas lembre-se de preparar a madeira aplicando condicionador para madeira.