As portas devem balançar suave e livremente, longe do chão. Se você notar que sua porta esfrega no chão, você precisará fazer algo a respeito. Não só o som é irritante; também pode danificar o chão. Se você tiver um tapete ou capacho perto da porta, o atrito constante com a porta também pode danificá-los.
Aja rápido ao primeiro sinal da porta esfregando o chão. A causa comum de uma porta esfregar o chão é a instalação inadequada da porta. A porta pode ser muito grande a ponto de precisar de mais área para girar livremente. Outra causa pode ser que seus ladrilhos ou seu carpete sejam muito grossos para que a porta possa girar suavemente. Aparar a porta é mais fácil do que substituir o piso.
Em primeiro lugar, você precisará rastrear a ocorrência da fricção. Se a fricção começar recentemente, verifique as dobradiças, pois podem estar soltas. Dobradiças soltas farão com que a porta fique mais baixa, portanto, tudo o que você precisa fazer é apertar os parafusos das dobradiças.
Se o aperto não funcionar, você precisará aparar a porta para o excesso que entra em contato com o chão.
Trabalhe no aparamento fechando a porta. Inspecione a porta quando estiver fechada, observe se há alguma parte irregular. Tente abrir a porta e observe a área que roça o chão. Use um lápis ou marcador para marcar a área.
Em seguida, você precisará remover a porta do batente. Desaparafuse as dobradiças para poder remover a porta. Você precisará de alguém para ajudá-lo a segurar a porta enquanto desparafusa as dobradiças. Dependendo do peso da porta, você pode precisar de mais de uma pessoa para ajudá-lo.
Depois de remover com sucesso a porta do batente, você precisa colocá-la plana sobre uma superfície. Novamente, examine a porta com cuidado e inspecione o desnível. Às vezes, a madeira pode ter lascado, causando atrito contra o chão.
Se a parte irregular for insignificante, basta lixá-la com uma lixa ou lixadeira elétrica.
Se a parte irregular se estender a uma largura maior, você precisará de um plano para cortar a área. Use o avião com cuidado e, em seguida, lixe a área para um acabamento mais liso. Lembre-se de usar óculos de proteção ao lidar com lixamento para evitar irritação nos olhos.
Quando terminar de barbear e lixar, inspecione novamente para dar uma última olhada antes de colocar a porta de volta. Se você cortou uma área da porta, pode ser necessário pintar novamente a área para que não seja perceptível. Deixe a tinta secar completamente antes de colocar a porta de volta, pois a tinta pode manchar o chão.
Volte a colocar a porta aparafusando as dobradiças. Este é o momento perfeito para substituir os parafusos enferrujados, portanto, certifique-se de avaliar bem as dobradiças. Peça a um parceiro para segurar a porta enquanto você aparafusa as dobradiças. Certifique-se de apertar os parafusos para evitar que a porta caia.