Isolar uma casa ou prédio não só proporciona conforto aos seus ocupantes, mas também mais vantagens como a redução da conta de luz, redução da emissão de gases de efeito estufa e aumento do valor de revenda. Um sistema de isolamento preenche as lacunas entre espaços internos condicionados e espaços externos não condicionados. A sensação de desconforto de um ocupante de um edifício ou casa é devido à troca de calor radiante de seu corpo para as superfícies interiores circundantes. Quando o isolamento é aumentado, ele reduz a troca de calor, assim um nível de conforto é alcançado.
Antes de isolar sua casa, é necessário primeiro se familiarizar com o valor R dos materiais isolantes. O valor R especifica o quão bem os materiais isolantes retêm o calor ou sua resistência térmica. O valor R é diretamente proporcional à espessura do material, quanto mais espesso o material, maior seu valor de resistência térmica. Normalmente, com um valor de resistência térmica mais alto, sua casa fica melhor isolada; no entanto, a exigência do valor R depende do tipo de cômodo que você está isolando e da localização da sua casa.
Os principais tipos de sistemas de isolamento residencial disponíveis no mercado hoje são:
Isolamento Rolado (ou Batt)
Isolamento rígido
Isolamento de fibra de vidro soprado
Isolamento de espuma de poliuretano pulverizado.
Espaçamento de ajuste dezesseis
O isolamento laminado (r Batt) é apropriado para instalação entre vigas de parede padrão, vigas de teto ou vigas de piso. Isso é feito de fibra de vidro feita para caber no espaçamento de dezesseis ou vinte e quatro polegadas no centro. Os rolos são contínuos e podem ser cortados de acordo com os comprimentos exigidos, enquanto as mantas já são pré-cortadas.
O isolamento rígido é extremamente leve, devido ao seu material de espuma plástica. O referido material é preenchido com células de ar e é cortado em folhas de diferentes tamanhos padrão. O isolamento rígido é o melhor para isolar paredes de fundação exteriores e o interior de paredes de porão, pois fornece isolamento térmico e acústico.
Para isolamento de sótão ou parede, o isolamento de fibra de vidro soprado é o que você precisa. Para a instalação deste tipo de sistema de isolamento, no entanto, você precisará de um instalador profissional. Esse tipo de material de isolamento é chamado de soprado, pois você precisará de um soprador e uma tremonha para soprar o isolamento nas paredes e nos espaços do sótão. Através do soprador e da tremonha, os pequenos grânulos de fibra de vidro soltos são soprados.
Ao contrário do isolamento laminado (ou manta) e do isolamento rígido, o poliuretano pulverizado requer um instalador profissional. Este tipo de sistema de isolamento tem um valor R excelente em comparação com os outros três tipos de isolamento. Uma vez que isso é pulverizado, as menores costuras e rachaduras da sala a ser isolada são devidamente vedadas.
Quando as casas estão devidamente isoladas, menos energia é necessária para aquecê-las ou resfriá-las, reduzindo o custo do consumo de energia. Os compradores potenciais definitivamente preferem comprar uma casa devidamente isolada, em vez de não ter. De acordo com o Energy Pulse Survey, mais pessoas escolheriam uma casa isolada devido à sua eficiência energética. A eficiência energética é alcançada isolando sua casa ou edifício.