Você já se viu no escuro sem saber por que seus vizinhos não estavam? Você provavelmente tem um fusível queimado em casa e precisa substituí-lo. Você sabe onde está sua caixa de fusíveis? As casas mais antigas geralmente têm suas caixas de fusíveis no porão. As casas mais novas têm disjuntores (em vez de caixas de fusíveis), que só precisam ser reiniciados. Se você nunca substituiu um fusível antes, não se preocupe. É fácil substituir um fusível queimado. Os fusíveis vêm em diferentes formatos, formas e amperes (amperagem), dependendo do uso pretendido.
Um fusível regula a corrente elétrica que passa entre a fonte de alimentação e o aparelho elétrico. Basicamente, protege sua casa ou equipamento elétrico contra incêndio / danos. Os dois tipos básicos de fusíveis são:
Fusível de plugue - feito para ser aparafusado em um soquete encontrado na caixa do painel elétrico. A borda externa é feita de metal, enquanto o corpo é feito de porcelana, vidro ou plástico de alta temperatura. Ferraz Shawmut, um fabricante líder de equipamentos relacionados à energia, possui uma ampla linha de fusíveis para aplicações industriais e residenciais.
Fusível do cartucho - geralmente de formato cilíndrico com tampas de metal em ambas as extremidades que servem como pontos de contato. Alguns fusíveis maiores, como o fusível de unidade Cooper Bussmann mais recente, têm lâminas de metal em ambas as extremidades. Para substituir um fusível de cartucho, você precisará de um extrator de fusível (geralmente feito de plástico para evitar eletrocussão).
Surto de energia inesperado
Um fusível protege seu equipamento elétrico de uma oscilação de energia repentina e inesperada. De luzes de Natal a faróis de automóveis e acessórios eletrônicos, um fusível queimado provavelmente seria o culpado quando eles não funcionassem. Pense no fusível como o cordeiro sacrificial que absorve os danos destinados aos seus dispositivos elétricos.
Abaixo estão as etapas para substituir com segurança um fusível queimado:
Desconecte o equipamento elétrico que causou o fusível queimado.
Vá para o seu fusível / caixa do painel. Certifique-se de que suas mãos estão completamente secas e que o chão não está molhado. Você pode precisar de uma lanterna caso esteja escuro.
Puxe para baixo o interruptor que desliga a fonte de alimentação principal. Lembre-se de que os outros fusíveis ainda estão ativos.
Verifique qual é o fusível queimado. Para um fusível de plugue, olhe pela janela. O fusível queimado está turvo, cinza ou queimado. Com um fusível de cartucho, você precisará de um testador de continuidade para verificar qual fusível precisa ser substituído.
Desaparafuse o fusível do plugue queimado no sentido anti-horário. Certifique-se de tocar apenas na borda. Se for um fusível de cartucho, use um extrator de fusível para removê-lo. Se você notar qualquer dano ou ferrugem nos soquetes, convém chamar um eletricista licenciado imediatamente. Não tente substituir o fusível até que a caixa de fusíveis tenha sido verificada.
Parafuse ou conecte o fusível de reposição até que esteja seguro. O fusível de substituição deve ter a mesma classificação de corrente mostrada em amperes (amperagem) que o fusível queimado. Usar um fusível de amperagem superior pode representar risco de incêndio.
Ligue o interruptor de alimentação principal e feche a caixa do painel.
Descarte o fusível queimado adequadamente.
As etapas para substituir um fusível queimado em sua casa ou no seu carro são essencialmente as mesmas. Apenas certifique-se de substituir o fusível queimado por um novo com exatamente a mesma classificação atual. Além disso, compre fusíveis de fabricantes conceituados, como Bussmann ou Shawmut. É melhor manter fusíveis sobressalentes em casa para o caso de algum explodir.