A fiação elétrica, seja para uso doméstico ou industrial, requer planejamento e projeto cuidadosos e complexos. Além disso, o uso do tamanho correto do fio elétrico é necessário para garantir a segurança e a proteção contra uma possível sobrecarga de tensão que pode resultar em graves incidentes de incêndio. Na construção de casas e prédios, as conexões elétricas devem receber a máxima atenção porque, uma vez que os acessórios elétricos forem instalados, será difícil desmontá-los caso haja erros, pois estão embutidos principalmente dentro de paredes e tetos. Como costuma ser o caso, quando você descobre tarde demais, usou o tamanho do fio elétrico errado, a única alternativa que você tem é configurar um sistema totalmente novo que pode drenar seu orçamento e também desperdiçar seu precioso tempo.
Tamanho correto do fio elétrico
Aqui estão algumas orientações para você considerar ao usar o tamanho correto do fio elétrico:
Determine a carga de eletricidade que a casa ou prédio vai exigir. É claro que o tamanho da estrutura deve ser a consideração número um aqui, portanto, casas maiores obviamente implicarão no uso de eletricidade extra.
Consulte o sistema European Wire Gauge (AWG) para saber os diferentes tamanhos de fios e sua respectiva ampacidade. A ampacidade do fio refere-se à quantidade de corrente que um fio pode acomodar com segurança. Se você olhar o gráfico AWG, notará que quanto menor o número da bitola do fio, maior será a ampacidade do fio. É aqui que você deve basear o tamanho correto do fio elétrico necessário para a instalação.
Lembre-se de que um fio doméstico é muito diferente de um fio de alimentação conectado ao poste. Um fio de alimentação é muito maior em tamanho e é projetado para conter uma tensão mais alta porque atua como distribuidor de corrente elétrica para os consumidores de energia. Assim, um fio de alimentação pode conduzir aproximadamente 200 amperes, enquanto o seu fio doméstico pode precisar de no máximo 20 amperes.
Faça uma lista dos aparelhos elétricos que usará em sua casa e em que área da casa eles ficarão. Por exemplo, como a cozinha está carregada com geladeira, freezer, fornos, fogões de mesa e outros aparelhos, você precisará usar fios mais grossos em cada tomada elétrica nesta parte da casa.
Consulte um eletricista licenciado e experiente e peça-lhe para estimar o consumo geral de energia em sua casa. Ele também pode recomendar o tamanho do fio elétrico adequado de que você precisará em suas instalações. E ao fazer uma avaliação de seus requisitos de eletricidade, ele também pode decidir se você precisa montar uma conexão de fio terra para suportar todo o seu sistema. Fios elétricos de aterramento ajudam a prevenir choques elétricos enquanto você manuseia aparelhos elétricos, pois eles trazem a corrente de volta para o solo quando seu corpo é acidentalmente exposto à eletricidade.
Para garantir a segurança ideal em sua casa ou prédio, é aconselhável que você faça uso de fios elétricos com tamanho máximo de ampacidade, conforme prescrito pela IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional). Você pode consultar o IEC 60228 ou consultar o European Wire Gauge (AWG) para obter mais orientações.
Usar o tamanho correto do fio elétrico nunca deve ser deixado de lado porque a segurança é a preocupação número um em qualquer casa. A perda de vidas e bens pode ser um pesadelo horrível para qualquer família, portanto, a conformidade com os códigos de segurança da fiação conforme estabelecidos por sua cidade ou estado em particular é fundamental.