A construção de um telhado inclinado é realizada com a instalação de vigas que formam um sistema de treliça. O ângulo de inclinação do telhado (conhecido como ascensão) do telhado é determinado por um código de construção ou por uma preocupação específica, como cargas do telhado que suportam fortes nevascas ou chuvas fortes que exigem que a água saia do telhado mais rapidamente do que em climas secos.
Além da subida, o comprimento (conhecido como o lance) deve ser considerado para determinar o tamanho e a carga de suporte do material da viga. A corrida é a distância a meio caminho entre as paredes de uma sala, uma vez que esta é a localização da linha de cumeeira do telhado acima.
Madeira de tamanho correto
Uma vez que o degrau e a elevação são estabelecidos, a madeira de tamanho correto é encomendada e o telhado está pronto para ser montado.
A saliência é a parte do telhado que se estende além da linha do edifício e oferece sombra ou cobertura a uma parte do edifício. O ponto onde a viga entra em contato com o topo das paredes do edifício é conhecido como linha de placas e a distância da linha de placas até a placa de crista é o comprimento da viga, mais a saliência.
Comece empilhando várias vigas na borda, em cima de um conjunto de cavaletes, alinhe as pontas e prenda-as pregando pequenos blocos nos cavalos. Meça o comprimento da saliência, por exemplo, 24" de uma extremidade e desenhe uma linha neste ponto perpendicular ao topo das vigas. Essa será a linha da placa.
As vigas devem ter um corte de assento na linha da placa para permitir a fixação de pregos. Definir a profundidade de uma lâmina de serra circular para 1" exposta faz isso.
Usando um quadrado de moldura, desenhe uma linha em um pedaço de madeira que corresponda à inclinação do telhado. Por exemplo 4 e 12. Usando um quadrado ajustável, transfira este ângulo para o ângulo da lâmina da serra. Por exemplo, 4 e 12 são aproximadamente um ângulo de 17,5 graus.
Com a profundidade e o ângulo definidos, corte a linha desenhada nas vigas. Em seguida, coloque cada viga de lado e defina a lâmina da serra para zero grau e exposição total.
Coloque o quadrado de enquadramento no lugar, alinhado com o corte e marque o ângulo oposto, desenhando uma linha do ponto profundo do corte até a borda inferior da viga. Marque cada viga desta forma e faça os cortes da serra ao longo da linha, parando a lâmina da serra circular quando ela cruzar o primeiro corte. Conclua esses cortes com uma serra manual e você terá os cortes de assento. Repita isso para todas as vigas.
Em seguida, as vigas devem ser cortadas no comprimento com um corte em ângulo que corresponda à placa do cume. Para fazer isso, coloque uma viga de lado e desenhe uma fita métrica do corte do assento até a extremidade oposta da viga.
Em seguida, usando um livro de viga, encontre a tabela para a inclinação correspondente de seu telhado e que lhe dirá a execução correta da viga. Marque esse comprimento e faça o corte de prumo (ângulo do arremesso).
Usando esta viga como padrão, corte as vigas restantes. Faça o layout da placa de cumeeira e marque-a de acordo com o layout da viga, que geralmente fica a 24" de distância.
Em seguida, o esqueleto deve ser instalado. Geralmente são quatro vigas, duas vigas presas em lados opostos da sala que se encontram na placa do cume. Pregue as vigas no corte do assento e, em seguida, pregue-as na tábua de cumeeira. Prenda a placa do cume com uma cinta angular em cada extremidade e instale as vigas restantes.
Por fim, corte os blocos de placas que vão caber entre as vigas e pregue-os nos cortes do assento, ao longo do topo da parede e nivelados com a face externa da parede. Certifique-se de pregar no bloqueio de cada lado da viga, e também pregar na placa da parede superior.