O termo plexiglass pode ser enganoso porque não é realmente vidro. Parece vidro, porém, sendo transparente e claro, mas na verdade é um plástico rígido. Mais tecnicamente, o plexiglass é um termoplástico chamado polimetil metacrilato. Também é comumente conhecido como vidro acrílico ou perspex e é freqüentemente preferido ao vidro comum porque é mais leve e mais resistente a estilhaços. Na verdade, o plexiglass é comumente usado como substituto do vidro comum. Você pode ver o plexiglass usado em aquários, faróis de carros, visores de capacete de motocicleta, pára-brisas de carros de corrida, escudos de espectador em pistas de hóquei no gelo e muitos outros. O plexiglass também tem muitos outros usos na medicina e na arte criativa.
Assim como o vidro comum, o plexiglass pode facilmente rachar ou quebrar quando você faz um furo nele. No entanto, é muito possível fazer um furo no plexiglass sem quebrar ou rachar o plexiglass. Neste artigo, você aprenderá algumas técnicas de como fazer furos em plexiglass sem rachar ou quebrá-lo no processo.
Use uma superfície plana como área de trabalho. A superfície deve ser plana. Coloque o plexiglass na superfície e certifique-se de que está imóvel. Você pode fazer isso prendendo o plexiglass com uma braçadeira ou usando algum outro meio para evitar que o plexiglass se mova enquanto você trabalha nele. Pode ajudar se você colocar o plexiglass sobre uma espuma densa com cerca de 5 centímetros de espessura. A espuma ajudará a evitar que o plexiglass vibre muito quando você começar a perfurar.
Marque os pontos de perfuração. Usando uma caneta hidrográfica ou algum outro marcador, desenhe pequenos pontos ou pontos de orifícios onde você espera que os orifícios estejam.
Cole um pouco de fita adesiva nos pontos dos orifícios. Coloque um pedaço de fita adesiva no topo do orifício e outro pedaço de fita paralela a ele no lado oposto do acrílico. Se você não puder ver os marcadores de orifícios sob a fita, desenhe diretamente os marcadores de pontos de orifícios na própria fita adesiva.
Anexe uma broca de aço ou metal à sua furadeira elétrica. Uma furadeira de alta velocidade funcionará melhor para plexiglass. Você também pode usar brocas feitas para perfuração de vidro ou azulejo. Para furos com diâmetro máximo de 2,50 cm, pode-se usar brocas de 0,60 cm; para furos maiores que uma polegada, você pode usar uma broca de pá.
Abra sua broca. Faça um orifício piloto primeiro, depois perfure todo o caminho. A maioria dos especialistas afirma que o lubrificante não é necessário ao fazer orifícios em plexiglass. Porém, você pode querer lubrificar o plexiglass durante a perfuração, a fim de minimizar a produção de calor por fricção. Outro motivo pelo qual você pode querer usar lubrificação é evitar que a poeira de plexiglass se espalhe quando sua furadeira começar a girar. Para lubrificação, você pode usar água da torneira comum. Apenas borrife levemente e somente conforme necessário enquanto você está fazendo os furos.
Dicas simples apresentadas
Perfurar plexiglass pode ser complicado. A vibração forte e de alta velocidade de uma furadeira elétrica pode facilmente fazer o plexiglass rachar ou quebrar. Mesmo assim, se você seguir as dicas simples apresentadas neste artigo, poderá perfurar plexiglass sem danificá-lo.