As motosserras já percorreram um longo caminho desde a época em que os homens compartilhavam uma extremidade cada, balançando para frente e para trás em uma árvore pesada. As motosserras agora são ferramentas comuns e são usadas em muitas casas e por muitos proprietários de empresas. Embora sejam uma escolha mais conveniente e prática em relação a uma serra manual, as motosserras mais novas devem ser mantidas devidamente limpas e em boas condições de funcionamento antes do armazenamento e após cada uso. A lubrificação constante com óleos especialmente projetados para equipamentos de motosserra, limpeza frequente de peças móveis e manutenção geral após o uso manterão sua motosserra funcionando sem problemas.
Abaixo estão algumas das maneiras de manter sua motosserra limpa:
- Sempre comece a limpeza e manutenção de sua motosserra consultando o manual do operador.
- Observe a condição visível de sua motosserra. Se a corrente no braço da barra estiver muito baixa, é um sinal de que pode ser necessário limpar e apertar. Mantenha a tensão da motosserra ou a porca de retenção apertada com freqüência antes, durante e após o uso.
- Se for necessária mais pressão ao usar sua motosserra, isso pode ser um sinal de que as lâminas da serra estão gastas ou sujas e podem precisar de limpeza. Remova a corrente e limpe qualquer acúmulo de graxa e resíduos usando uma escova de cerdas duras. Se os dentes das lâminas estiverem cegos, eles devem ser afiados com uma lima para dentes de serra ou um amolador de lâminas.
- Remova o alojamento da motosserra e verifique as áreas da roda dentada. Se a roda dentada estiver suja, remova-a e lave bem em uma solução de desengraxante e água. Seque bem antes de recolocar. Se a roda dentada estiver gasta, deve ser substituída por meio do fornecimento do fabricante da motosserra. Usar uma roda dentada de motosserra gasta pode causar um acidente grave.
- Enquanto a carcaça do motor da motosserra é removida, limpe as aletas do cilindro. As aletas do cilindro da motosserra podem acumular poeira e sujeira do ar à medida que passa sobre as aletas, enquanto mantém o motor da motosserra resfriado durante o uso. Se as aletas estiverem sujas, escove-as para limpá-las e limpá-las de sujeira e óleo com uma escova de cerdas duras.
- Verifique e limpe também o filtro de ar da motosserra. Enquanto alguns são descartáveis, outros podem ser limpos com um limpador para dissolver gordura antes de usar novamente. Certifique-se de que o filtro de ar da motosserra esteja bem seco antes de substituí-lo.
- Usando uma escova de cerdas macias, limpe suavemente ao redor da carcaça do motor de arranque, bem como as áreas do carburador.
- Verifique se as velas de ignição de sua motosserra estão limpas e sem graxa. A sujeira pode impedir a partida ou engasgamento da motosserra durante o uso. Se as velas de ignição estiverem sujas, escove com uma escova de cerdas duras.
- Após limpar sua motosserra, lubrifique de acordo com as instruções do fabricante e mantenha em um local seguro, seco e livre de poeira.