Como armazenar restos de tinta látex?

Antes de selar o recipiente com a tinta látex restante
Antes de selar o recipiente com a tinta látex restante, você precisa forçar um pouco de dióxido de carbono para dentro do recipiente.

Como sempre, é difícil comprar uma quantidade suficiente de tinta látex para um trabalho de pintura. De uma forma ou de outra, sempre haverá alguma sobra que você não tem intenção de usar pelos próximos cinco anos ou mais. Com isso, jogar fora não é mais a única opção. Você certamente pode armazenar a tinta látex e usá-la sem problemas, mesmo depois de alguns anos.

Mantendo sobras de tinta

Prepare um recipiente para as sobras de tinta látex
Prepare um recipiente para as sobras de tinta látex.

Como você sabe, manter as sobras de tinta em seu recipiente original não é uma boa ideia para armazená-la. Depois de algum tempo, o recipiente fica muito enferrujado, deixando algumas manchas na tinta. Portanto, a tinta não é mais perfeita para outro projeto. No entanto, você pode seguir estas dicas sobre como armazenar com sucesso sua tinta látex restante para uso futuro:

  1. Prepare um recipiente para as sobras de tinta látex. Saiba quanta tinta restante você terá para o projeto atual. Em seguida, pegue um recipiente de plástico que possa conter a tinta para fins de armazenamento.
  2. Limpe o recipiente. É necessário que você tenha preparado o recipiente com antecedência para que tenha tempo de limpá-lo com cuidado. Certifique-se de que tanto o exterior como o interior estão imaculadamente limpos. Em seguida, deixe o recipiente secar. No entanto, você não precisa que esteja completamente seco, pois pequenas gotas de água dentro são adequadas para a tinta látex.
  3. Despeje a tinta no recipiente. Pegue um funil e coloque-o bem na tampa do recipiente. Em seguida, despeje a tinta lentamente, principalmente se for muito grossa. As tintas espessas de látex precisam de muito tempo antes de serem transferidas com sucesso para o recipiente. Você pode usar um pincel para ajudar as últimas gotas de tinta no recipiente.
  4. Deixe entrar um pouco de ar no recipiente. Antes de selar o recipiente com a tinta látex restante, você precisa forçar um pouco de dióxido de carbono para dentro do recipiente. Isso é necessário para evitar que a tinta se espalhe. Você pode fazer isso prendendo a respiração e expirando no recipiente. Em seguida, coloque um filme plástico rapidamente em cima do recipiente.
  5. Cubra o recipiente. Pegue a tampa do recipiente e sele-a em cima do filme plástico. O filme plástico é necessário para que ainda seja fácil abrir o recipiente, mesmo quando parte da tinta da tampa já endurece.
  6. Identifique o recipiente. Uma vez que esteja devidamente selado, você pode etiquetá-lo apropriadamente com algumas informações. Você pode simplesmente pegar uma fita adesiva e anotar a marca da tinta, seu tipo, sua cor de base, data e similares. Também será útil indicar para que parte da casa você usou a tinta.

Agora que você terminou de preparar as sobras de tinta para armazenamento, você precisa armazená-las em qualquer lugar da sua casa que não estimule o congelamento da tinta. Se você fizer isso perfeitamente, pode ter certeza de que a tinta látex que você usa hoje ainda pode ser usada depois de alguns anos ou mais.

Artigos relacionados
  1. Como armazenar objetos de valor?
  2. Como armazenar cola de madeira?
  3. Como entender os usos dos selos de borracha?
  4. Como fazer juntas de argamassa?
  5. Como compreender e usar molas de torção?
  6. Como compreender a análise de vibração?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail